Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
GERAL

Cultura publica resultado do edital para credenciamento de profissionais

24 setembro 2021 - 19h50Por Da Redação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) publicou no diário oficial desta sexta-feira, dia 24 de setembro, o resultado do Edital de Credenciamento para formação de cadastros de profissionais da área Cultural: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O credenciamento terá validade por de 12 meses, contados da data da publicação da lista de credenciados no Diário Oficial de MS. 

Por meio deste edital foi realizado o credenciamento de pessoas físicas ou microempreendedores individuais interessados em atuar na área de literatura em atividades relativas às políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, ofertadas pela FCMS, nas categorias: Oralidades, Palestrante/debatedor, Oficineiro e Mediador.

“O edital dita as normas deste concurso de seleção para futura contratação de prestadores de serviço para atuarem nos projetos culturais propostos pela FCMS como o “Proler”, “Biblioteca nas Férias”, entre outros. Sempre tivemos certa dificuldade de contratar profissionais devido aos trâmites com documentação e comprovação necessários para a execução do contrato. Esta é uma demanda da classe como um todo, para fazer as contratações de uma forma mais transparente”, explicou a coordenadora no Núcleo de Literatura da FCMS, Melly Senna.

Reconhecimento das atividades culturais

Cada profissional inscrito pôde escolher as seguintes áreas temáticas: Mercado editorial; Histórias em quadrinhos; Literatura Infantil e juvenil; Literatura Clássica e Contemporânea; Literatura produzida em Mato Grosso do Sul; Literatura e Gamificação; Literatura e Diversidade (Negra, indígena, LGBTQIA+, Mulheres, etc.); Formação de leitores; Narração/contação de histórias; Poesia Oral, Slams; Promoção de leitura digital; Acessibilidade literária; Bibliotecas públicas e comunitárias; Projetos de Leitura; Empreendedorismo Literário; Literatura Fantástica; Literatura e Transmídia ou Escrita Criativa. As atividades a serem desenvolvidas por este credenciamento poderão ser presenciais ou virtuais, a critério e conveniência da FCMS.

Para o contador de histórias, Ciro Ferreira, um banco de dados facilita para o gestor de projetos culturais encontrar os profissionais certos para cada projeto além de ajudar que os profissionais locais conheçam quem está atuando no mercado. “Esta seleção ajuda a desenvolver e profissionalizar a cadeia literária”, explicou. Ainda segundo ele, através deste edital a Fundação de Cultura está reconhecendo, na prática, atividades como “contador de histórias” que ainda não é considerado profissão. “A FCMS está nos mostrando a importância da visão do gestor público de estar atento às necessidades dos profissionais da cultura e juntos vamos melhorando nossas relações de trabalho”, comemorou Ciro.

Para visualizar o resultado do edital de credenciamento clique aqui. Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3316-9155.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO DE MS
Deputados estaduais analisam quatro projetos nesta quarta
MS supera 30 mil casos de síndrome respiratória aguda grave no ano
HOSPITALIZAÇÕES
MS supera 30 mil casos de síndrome respiratória aguda grave no ano
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
FUTEBOL
Copa do Brasil começa a definir finalistas hoje
REGIÃO
Mulher é presa em shopping ao tentar sair sem pagar mercadorias
AJUDA
Caixa paga nesta quarta auxílio emergencial aos nascidos em janeiro
INFORME PUBLICITÁRIO
Restaurante Sabor do Rancho tem cardápio incrementado a preço popular
LOTERIA
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 21 milhões amanhã
TV DOURADOS NEWS
UEMS abre processo seletivo para mestrado em letras até 24 de outubro
IMUNIZAÇÂO
Vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira em Dourados

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada