Em agosto deste ano, o Ministério da Educação (MEC) através do CNPq, deu início ao programa Ciências Sem Fronteira, com objetivo de dar a oportunidade a alunos de 250 universidades brasileiras de passarem um ano de suas formações nas melhores universidades do mundo. A UEMS é uma das instituições contempladas pelo programa e poderá oferecer a seus acadêmicos um total de 14 bolsas. O valor da bolsa é de 870 dólares – ou euros, dependendo do país onde estudante estiver – mais benefícios.
Para a pró-reitora de pesquisa, Márcia Medeiros, a participação nesse programa significa colocar a UEMS como uma das forças do conhecimento científico em Mato Grosso do Sul, especialmente em áreas onde a Universidade é destaque como, por exemplo, Agronomia, Zootecnia e Recursos Naturais.
Terão preferência para participar do programa Ciências Sem Fronteiras os melhores alunos de iniciação científica e tecnológica, que tenham mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sejam premiados em olimpíadas científicas (como matemática e ciências). As bolsas serão concedidas a estudantes que tenham cumprido de 40% a 80% dos créditos do curso. Os créditos feitos no exterior deverão ser reconhecidos.
Para o envio dos estudantes, o programa Ciência Sem Fronteira selecionou 238 universidades estrangeiras, escolhidas conforme a lista de instituições da Times Higher Education e da QS World University Rankings.
As bolsas começarão a ser pagas em 2012, após processo de seleção pública. O número de bolsas por instituição foi estabelecido de acordo com o desempenho de cada universidade no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia Militar apreende maconha e skunk em veículo após colisão
Mendonça se reúne com PF e define novas apurações do Master

Homem que matou para vingar morte do irmão é condenado a 21 anos
STF tem maioria de votos contra gratificação de desempenho a inativos
ELDORADODistribuidor de semijoias é rendido e ladrões levam 150 mil em itens

Detran/MS informa horários de funcionamento durante o Carnaval 2026
Árbitro é preso por estuprar a ex-esposa, enteados e uma sobrinha
CÂMARA DOS DEPUTADOS'Bolsa pistola': comissão aprova incentivo para compra da 1ª arma

Motorista morre após caminhão carregado com carvão tombar
Banco Central registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026
Mais Lidas

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param
