sexta, 06 de março de 2026
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COMPRAS PELA INTERNET

Bolsonaro descarta taxar compras em aplicativos internacionais

22 maio 2022 - 11h18Por G 1

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado, dia 21 de maio, em uma rede social, que não assinará uma medida provisória para taxar compras em aplicativos internacionais de marketplace, como, por exemplo, AliExpress, Shein e Shopee

Bolsonaro publicou a declaração dois dias após o ministro da Economia, Paulo Guedes, defender a taxação de compras feitas por meio de plataformas internacionais. Na ocasião, Guedes afirmou que o "camelódromo virtual" existe e que deseja que "a regra do jogo seja igual para todo mundo" (veja mais abaixo).

"Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein, etc. como grande parte da mídia vem divulgando", escreveu Bolsonaro.

Ainda, segundo o presidente, a saída para resolver o problema é aumentar a fiscalização da entrada desses produtos no Brasil.

"Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos", afirmou Bolsonaro.

'Camelódromo Virtual'

O ministro da economia Paulo Guedes afirmou nesta quinta-feira (21) que o "camelódromo virtual" existe e que deseja que "a regra do jogo" deve ser "igual para todo mundo".

"Os caras estão despejando, o 'camelódromo virtual' existe mesmo e parece que as liquidações são feitas em Bitcoin. Tem todo tipo de fraude. Mas queremos que a regra do jogo seja igual para todo mundo. Não pode alguém que está fazendo fraude, que entra sem imposto, que falsifica o valor. Evidentemente tem algo acontecendo que temos de olhar", declarou Guedes.

De acordo com a regra atual, é permitida a entrada de produtos de até US$ 50, sem taxação, desde que a venda se dê entre pessoas físicas.

Guedes não disse quais medidas o governo federal tomaria para coibir o que chamou de fraude. No entanto, indicou que poderia haver uma mudança nas regras, o que foi descartado pelo presidente da República.

"Estamos atentos, vamos ter que entrar nisso [empresas que vendem pela internet com sonegação] [...]. Tem que ter regras iguais", afirmou Guedes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA

Homem é condenado a 17 anos por abusar da enteada por 4 anos

BRASIL

STF decide manter ex-presidente Bolsonaro preso na 'Papudinha'

TRÊS LAGOAS

Discussão com filho termina com pai esfaqueado no pescoço

CONVOCAÇÃO

Governo prorroga validade da 1ª edição do CNU e amplia prazo

SIDROLÂNDIA

Pai adotivo é detido após filha adolescente denunciar estupro

IMUNIZANTE

Vacina da dengue do Butantan mantém proteção por cinco anos

FRONTEIRA

Preso homem que vendeu carro alugado e fugiu para o Paraguai

JUDICIÁRIO

Dino anula quebra de sigilo de Lulinha aprovada pela CPI do INSS

GLÓRIA DE DOURADOS

Homem invade casa e tenta estuprar mulher enquanto ela dormia

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.980 da Mega-Sena

Mais Lidas

DOURADOS

Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações

MATO GROSSO DO SUL 

Justiça mantém condenação de morador que instalou câmeras voltadas para casa de vizinha

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

DOURADOS

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com caminhonete na região do Trevo da Bandeira