Após um período de intensa seca no ano passado, o rio Paraguai atingiu no início desta semana, o nível de até 3,1 metros. Com isso, foi possível ampliar a capacidade de navegação na hidrovia.
Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), apontam que Mato Grosso do Sul registrou movimentação de 1,4 milhão de toneladas de cargas pelos portos estaduais, no primeiro quadrimestre do ano. O destaque foi o minério de ferro com 1,3 milhão de toneladas, seguido por sementes e outros grãos e ferro fundido.
Jaime Verruck, secretário da Semagro, defende que a hidrovia é um canal fundamental e estratégico na logística de Mato Grosso do Sul.
O minério de ferro liderou em termos de mercadorias na pauta de exportações do Estado pela hidrovia.
Verruck explica que a hidrovia sempre foi uma opção de transporte de peso em Mato Grosso do Sul e com tendência de crescimento das exportações.
Entre os desafios para melhorar a navegabilidade o secretário cita a necessidade de se fazer duas curvas entre Corumbá e Porto Murtinho.
A hidrovia ainda tem vantagem de custo competitivo, com capacidade de carga elevada e o custo menor.
De acordo com boletim da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), no dia 14 o nível do rio Paraguai em Ladário estava em 2,53 metros, em Porto Esperança em 1,82 mt e em Porto Murtinho chegou a 3,13 metros.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Fiesta é apreendido em Dourados com mercadorias do Paraguai

Jovem é baleado por homem de moto enquanto caminhava na Cohab II

Marçal Filho recebe título de cidadão Maracajuense
Refic para quitação de débitos dos municípios é aprovado em 1ª

Contrabando avaliado em quase R$ 50 mil é apreendido em veículo abandonado

Senado aprova MP que facilita empréstimos para produtores rurais
TCU aprova contas do governo federal de 2021 com ressalvas

Autor de furto majorado e dois receptadores são detidos em investigação

Publicado resultado do sorteio para cursos de qualificação profissional do IFMS
Foragido da justiça é preso com maconha durante abordagem policial
Mais Lidas

Jovem morre com tiro na cabeça e outro fica ferido no Terra Roxa

Morre em hospital homem acusado de torturar e assassinar ex em MS

'Cansado' de traficar, jovem se apresenta em delegacia e entrega 'crack'
