A Caixa Econômica Federal já pagou no Mato Grosso do Sul 87,24% dos abonos do PIS, referentes ao calendário 2009/2010. Esse percentual corresponde a mais de 166 mil saques efetuados por trabalhadores no valor de um salário mínimo. Com o aumento do salário mínimo em 1º de janeiro, o abono salarial passou a ser de R$ 510,00 a partir dessa data.
O saque já está disponível para todos os trabalhadores com direito aos benefícios, e a retirada pode ser feita até 30 de junho de 2010, quando se encerra o exercício vigente. Neste calendário, foram identificadas mais de 190 mil pessoas com direito ao Abono em todo o Estado. Trata-se da maior quantidade de benefícios já liberados pelo Programa.
O abono é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a gestão do programa é feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Já os Rendimentos do PIS são pagos com recursos do Fundo de Participação do PIS/PASEP.
Quem tem direito
Ao Abono - Cadastrados no PIS ou PASEP até 2004, que tenha trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2008 com carteira assinada por empresa e recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais.