Menu
Busca quarta, 28 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
ATRASO

13º salário: o que acontece se o empregador atrasar o pagamento?

01 dezembro 2017 - 06h57Por IG

A primeira parcela do saeu 13º salário já foi depositada? Se a resposta é não, fique atento, pois os empregadores do País deveriam ter feito o pagamento até esta quinta-feira, dia 30 de novembro. Já a segunda parte deve ser liquidada até o dia 20 de dezembro.

Assim como a remuneração padrão vem com uma série de descontos, o 13º salário não é diferente. Entretanto, esses abatimentos devem apenas constar na 2ª parcela

Ok, mas suponhamos que o empregador não tenha cumprido com o prazo, ou sequer depositado o 13º salário . O que acontece com a empresa e os trabalhadores dela?

O consultor trabalhista da Confirp Contabilidade, Fabiano Giusti, diz que por serem considerados atos de infração, a empresa pode ser penalizada com uma multa, caso um fiscal do trabalho identifique o descumprimento da regra.

Giusti explica que o valor da multa é de 160 Unidades Fiscais de Referência (UFIs), o que resulta em R$ 170,25 por empregado, e que em caso de reincidência, o montante é dobrado. “Lembrando que é uma multa administrativa em favor do Ministério do Trabalho e que, além dessa, terá que efetuar o pagamento e dependendo da convenção coletiva da categoria, pode ocorrer a correção do valor pago em atraso ao empregado”, diz o especialista.

Vale destacar, que o benefício deve ser pago obrigatoriamente aos empregados com carteira assinada, ou seja, os CLTs.

Como o benefício é calculado?

O empregador deve pagar o 13º de acordo com o mês trabalhado, ou fração do mês igual ou superior a 15 dias. Como exemplo, Fabiano Giusti cita o caso de um empregado que trabalhou de 1º de janeiro até 14 de março, que tem direito a 2/12 do benefício, uma vez que a fração do mês de março foi inferior aos dias necessários para ter direito a parte do mês de março.

Em relação às médias de outros rendimentos como hora extra e comissões adicionais, elas também devem ser acrescentadas ao valor do salário utilizado como base de cálculo do 13º.

Por outro lado, os trabalhadores que apenas recebem comissão, o empregador deve calcular o valor utilizando a média aritmética das comissões recebidas durante o ano, ou conforme Convenção Coletiva. O consultor da Confirp ainda destaca que se deve sempre seguir o que for considerado mais benéfico.

Existem descontos?

Assim como um salário padrão vem com uma série de descontos, o décimo terceiro não é diferente. Entretanto, esses abatimentos devem apenas constar na 2ª parcela. Mas o que é descontado?

Imposto de Renda (IR), contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Pensões Alimentícias, quando mensurado nos ofícios, e as famosas contribuições associativas previstas em algumas convenções coletivas.

No que diz respeito a impostos, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ) é pago nas duas parcelas, em conjunto com a remuneração salarial do mês do pagamento, seus percentuais variam de 8% para empregados celetistas e domésticos quando aplicável e 2% no caso de menor aprendiz.
Leia também: Governo lança programa para levar startups brasileiras ao exterior

E se o trabalhador for demitido?

Em casos de demissões sem justa causa, pedido de dispensa, fim de contrato por tempo determinado, bem como aposentadoria, o benefício deve ser acertado no momento da rescisão de contrato. Vale destacar, que nessas circunstâncias, o valor deve ser proporcional aos meses em serviço.

Já quando o colaborador é dispensado com justa causa, o 13º é perdido. E caso o empregador já tenha depositado a primeira parte, o valor será abatido do saldo de salário ou demais verbas rescisórias.
Embora muitos empregadores paguem em dezembro o 13º salário em uma única parcela, Fabiano Giusti diz que a prática é ilegal e pode sim resultar em uma multa.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES 2020
Tribunal Regional inicia geração de mídias hoje em MS
ELEIÇÕES 2020
Homens, brancos, casados, com ensino superior: Justiça Eleitoral traça perfil de candidatos em Dourados
PANDEMIA
SES atualiza número de leitos clínicos e de UTIs Covid-19 em MS
SEGUNDA RODADA
Serc encara Juventus pelo Brasileiro Feminino de futebol
ECONOMIA
Governo autoriza Petrobras a importar gás da Bolívia
ALDEIA JAGUAPIRU
Acusada de matar o marido se apresenta para depoimento
DOURADOS
Vereador que perdeu mandato terá recurso julgado pelo STJ a dois meses do fim da legislatura
PANDEMIA
Com quase 3 mil casos sem encerramento, secretário pede que municípios atualizem plataforma
LEGISLATIVO DE MS
Parlamentares devem votar três propostas na sessão ordinária desta quarta-feira
INFORME PUBLICITÁRIO
Tártaro: O que é? Como ele é formado? Quais os tratamentos? Como evitar esse problema?

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade