Menu
Busca sexta, 30 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE & BEM - ESTAR

Dúvidas frequentes sobre o dente do siso

28 setembro 2020 - 08h33Por Uniodonto Dourados

O terceiro molar conhecido popularmente como ‘dente do siso” ou “dente do juízo’, ainda tira o sono de muitas pessoas e gera dúvidas sobre sua importância e tratamentos. Devido à evolução do homem, a função do dente do siso está cada dia mais obsoleta, por isso algumas pessoas já não tem mais o dente na arcada dentária. Isso acontece, pois, o siso tem o objetivo de triturar os alimentos e auxiliar na mastigação, porém com a mudança na alimentação ao longo dos anos, isso não se faz mais tão necessário.

Antigamente as pessoas se alimentavam de maneira mais pesada, às vezes sem cozinhar adequadamente o alimento e sem opções para substituir as proteínas, acabavam perdendo muitos dentes. Então o siso nascia para substituir essas perdas. Hoje não é mais assim. É uma evolução natural do ser humano e chegará um momento em que o siso pode deixar de existir.

Porém, para quem ainda possui o terceiro molar, que é a grande maioria, a dentista esclarece as principais dúvidas. Confira:

TODO MUNDO DEVE EXTRAIR O SISO

Mito. A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação. Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas

A IDADE CORRETA PARA EXTRAÇÃO É DE 16 A 18 ANOS
Mito. Não existe uma idade certa, assim como a decisão de extrair, isso varia de caso para caso. No entanto, a indicação para retirada dos dentes em pacientes jovens acontece porque nessa idade a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. Não está indicada a extração em crianças, já que o seu formato ainda bem rudimentar pode dificultar e causar traumas.

O SISO PODE ATRAPALHAR O ALINHAMENTO DE OUTROS DENTES

Verdade. Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Caso a pessoa use aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.

É POSSÍVEL RETIRAR TODOS OS SISOS DE UMA VEZ

Verdade. A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local, porém a decisão de extrair os quatro dentes de uma vez será feita pelo dentista, pois nem sempre é a melhor opção. Isso vai depender, dentre outros fatores, da posição dos dentes na arcada e do grau de ansiedade.

DENTES DO SISO PODEM NASCER COM CÁRIE

Verdade. Como o siso também está em uma região de difícil acesso para a escova, é comum que acumule mais resíduos alimentares nessa região e torne o local mais propício à cárie. Mesmo que o dente não esteja aparecendo na boca, se houver inflamação na gengiva as bactérias podem penetrar e atacar o dente, causando cárie. Nesse caso, a indicação é que seja feita a extração do dente.

O SISO PODE ATRAPALHAR A MOVIMENTAÇÃO DA BOCA, FALA E RESPIRAÇÃO

Mito. O dente não atrapalha a fala e a respiração. O que pode acontecer é o dente atrapalhar a movimentação da boca se a gengiva estiver inchada por alguma possível inflamação.

Nós da Uniodonto de Dourados temos os melhores cirurgiões dentistas da região, entre em contato e conheça os nossos planos odontológicos.
Entre em contato:

http://uniodontodourados.com.br/links/

3422-3577

 

Leia Também

BRASIL
Banco Mundial aprova empréstimo de US$ 1 bi para ampliar Bolsa Família
REGIÃO
Bombeiros encontram corpo de mulher desaparecida em rio há uma semana
MATO GROSSO DO SUL
Decreto Legislativo ratifica convênios, protocolos e ajustes do Confaz
ECONOMIA
MS é o 5º maior gerador de empregos do país no acumulado de 2020
INTERNACIONAL
Total de mortos por terremoto em regiões da Turquia pode passar de seis
OPINIÃO
Coronavírus cancela o Carnaval
REGIÃO
Após homem ameaçar irmã, polícia apreende espingarda e munições em assentamento
ÁGUA BONITA
Agehab ganha prêmio com projeto de autoconstrução em aldeia
DIVISAS INTEGRADAS
Operação articula MS e mais três Estado no combate ao crime organizado
SAÚDE
Anvisa diz que não há pedido de pesquisa no Brasil sobre vacina russa

Mais Lidas

PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
BRASIL
Acusado de matar ator Rafael Miguel e os pais é preso no Paraná
VILA VARGAS
Hotéis em distrito de Dourados eram utilizados como entreposto do contrabando
DOURADOS
Funcionário do CCZ é agredido a pauladas durante trabalho de fiscalização