Menu
Busca domingo, 09 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Do Oriente à America Latina

02 março 2011 - 07h38

No mundo globalizado as notícias circulam de modo concomitante, às vezes, mais visíveis para quem está longe do que para quem está perto, pois sobre o ângulo das imagens, a TV, por exemplo, é capaz de trazer o mundo para dentro da nossa casa e, por conseguinte, para dentro do nosso imaginário.
Nestes dias, acompanhamos uma avalanche de protestos no Oriente Médio, conhecida pela presença nefasta de ditadores à décadas no poder. Este lugar geográfico do planeta tem como característica a presença religiosa da população muçulmana, até então complacente com tais governantes.
Ao falar de revoltas e mostrá-las insistentemente, a grande média não o faz de modo a demonstrar que tais governos também foram eleitos e que usaram de vários artifícios, estes sim, ditatoriais para se manterem no poder. Outros, como é o caso da Líbia, de Muammar Gaddafi, onde mesmo se fez ditador derrubando uma realeza e prometendo democracia, lá se vão 42 anos de massacre. Outros casos são monarquias teocráticas, às vezes, com séculos governo.
É alentador ver o que ocorre no Oriente Médio, em países da África e Ásia, de fato, o desejo de liberdade humana não pode ser suplantado. Nesta região, um caso a ser explorado é o Irã, onde há eleições para o parlamento, mas o país é governado com mãos de ferro pelos Aiatolás, onde a liberdade de expressão e religiosa não pode se comparar a muitos países onde se vive sob as mais ferrenhas ditaduras. País, inclusive, muito defendido pelo Brasil, como democracia.
Mas e a nossa América Latina o que tem a ver com isso? Muitos fatos nos aproximam da realidade propagada nestes dias. Primeiro porque somos um Continente dado às ditaduras, inúmeras nos últimos séculos machucaram nossas nações: Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, etc. Mas existem algumas características muito semelhantes ainda hoje no nosso Continente com o Oriente Médio.
O que dizer de Cuba? 50 anos governada por um único partido e praticamente por uma mesma pessoa, Fidel Castro, onde existem incontáveis presos políticos que, por discordarem do governo, são mantidos na cadeia como criminosos. Qual diferença da Líbia? A Vezenuela, sob Chaves, que muda a Constituição quando se sente ameaçado, que usa as eleições para manipular, expulsar do país seus críticos, fechar canais de TV, jornais, etc., poderia se considerada uma democracia? É bom lembrar que foram estes governos, agora contestados nas ruas, aqueles que o Venezuelano mais se aproximou durante o seu “reinado”, sim, reinado, porque ele não admite outra coisa, a não ser o chefe supremo da nação. O Irã é seu grande parceiro! O que não dizer da Nicarágua? Da Bolívia? Esta que presenciou momentos de intensos protestos contra o atual governo.
Destas considerações, surgem outras interrogações. Onde estão os Governos, Brasileiro, Argentino, e todos os outros alinhados com o pensamento da esquerda continental, que não protestam contra os massacres que ocorrem nestes países, como fizeram com Manuel Zelaia, em Honduras, quando este quis desobedecer a Constituição? Ao contrário, as mesmas atitudes ditatoriais no nosso Continente, são defendidas como expressões de defesa dos povos latinos americanos!
 
 
 
Pe. Crispim Guimarães
Pároco da Paróquia Cristo Rei – Laguna Carapã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Juventude AG perde para Umuarama na estreia na Copa do Brasil
FUTSAL
Juventude AG perde para Umuarama na estreia na Copa do Brasil
Juiz considera ilegal obrigação de isolamento de viajantes do Brasil
INTERNACIONAL
Juiz considera ilegal obrigação de isolamento de viajantes do Brasil
Integrantes de quadrilha que clonam cartões são presos
POLÍCIA
Integrantes de quadrilha que clonam cartões são presos
INVESTIGAÇÃO
Mulher foge ao ser flagrada com cocaína em Dourados
Com mais duas mortes, Dourados chega a 445 óbitos por coronavírus
PANDEMIA
Com mais duas mortes, Dourados chega a 445 óbitos por coronavírus
DOURADOS
Casal é preso após ser flagrado com drogas para interno
IVINHEMA
Após disparo, jovem é encontrado com ferimento na cabeça e morre no hospital
POLÍTICA
Bolsonaro faz passeio de moto em homenagem ao Dia das Mães
POLÍCIA
Homem é assaltado enquanto dormia em caminhão
CULTURA
Museu da Imagem e do Som abre para visitação instalação lúdica

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescentes flagrados em festa 'entregam' distribuidora que vendeu bebidas alcoólicas
BR-163
Colisão entre viatura e carreta termina com policial ferido
ACIDENTE
PRF diz que policial saiu andando de viatura após colisão com carreta
BR-163
Viatura da PRF estava com apenas um ocupante quando colidiu contra carreta