Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Divulgada programação para a beatificação de irmã Dulce

18 março 2011 - 08h01

A comunidade católica da Bahia se prepara para a cerimônia de beatificação da irmã Dulce, que acontecerá no dia 22 de maio. Na manhã desta quinta-feira (17), a comissão organizadora do ato religioso apresentou todo o projeto da cerimônia, preparado conjuntamente pela Arquidiocese de Salvador e representantes da Obras Assistenciais Irmã Dulce (Osid). A partir da cerimônia, a freira será considerada oficialmente beata, título dado àqueles que estão a um passo da santificação pela Igreja Católica.

Para marcar a data, uma grande estrutura será montada no parque de exposições de Salvador com a atuação de 2.000 voluntários originários das paróquias da cidade. A expectativa de Maria Rita Pontes, superintendente da Osid, é de que 60 mil pessoas participem da cerimônia –a programação deve começar por volta das 17h. “Esperamos caravanas de várias regiões da Bahia e do Brasil, de locais onde irmã Dulce tem admiradores da sua obra”, disse Maria Rita. Os portões serão abertos às 14h.

Os ingressos, com distribuição gratuita, estarão à disposição dos interessados a partir da primeira semana de maio. Poderão ser retirados nas paróquias da capital, na sede da Osid (no largo de Roma, Cidade Baixa) e na sede da arquidiocese (no bairro do Garcia, centro da capital baiana). As pessoas de fora da cidade já podem encaminhar email para o endereço cerimonial@irmadulce.org.br solicitando credenciamento. Os ingressos serão enviados pelos Correios.

Policiais militares e agentes particulares garantirão a segurança do público. De acordo com o padre Manoel Filho, coordenador da cerimônia, haverá ainda postos de saúde, ambulâncias e banheiros químicos funcionando no local.

Antes da cerimônia, os fiéis assistirão a um espetáculo encenado por 700 crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio (Cesa). Haverá ainda a apresentação de um coral com 200 vozes. “Está tudo muito bem encaminhado. Será uma grande festa religiosa” disse o padre.

A beatificação será presidida por dom Geraldo Majella, nomeado delegado papal pelo pontífice Bento XVI, e pelo novo arcebispo de Salvador e, dom Murilo Kriger, que assume a arquidiocese no próximo dia 25.

O ponto alto da celebração será o rito de beatificação, com a leitura da biografia da freira, a leitura da proclamação de beatificação e a apresentação da imagem oficial de irmã Dulce já como beata. Em seguida, será entoado o hino de irmã Dulce, composto por um frei capuchinho. A estimativa é que a festa seja encerrada por volta das 19h30.

As festividades, contudo, já começam no dia anterior, quando será celebrada, às 16h, uma missa no santuário de irmã Dulce, seguida de vigília.

Dois dias depois (24 de maio), será celebrada outra missa, dessa vez, de agradecimento, no mesmo local. No dia 28 de maio, também terá missa de consagração e instalação da igreja e santuário de Irmã Dulce, a partir das 8h30.

História
O processo de beatificação da freira começou em 1999 e encerrou-se em 10 de dezembro do ano passado, quando o papa Bento 16 assinou o decreto reconhecendo um milagre por intercessão de irmã Dulce. Para que ela seja considerada santa, será necessária a comprovação de outros dois milagres.

Irmã Dulce nasceu em 26 de maio de 1914. Demonstrou inclinação para a vida religiosa ainda muito jovem, por volta dos 13 anos, quando, apesar da vida confortável da sua família, mostrava preocupação com os pobres e moradores de rua –a quem doava roupas, alimentos, cuidava dos ferimentos e cortava as unhas e cabelos. Pouco tempo depois, entrou para um convento. Ela morreu em 13 de março de 1992, e deixou uma obra assistencial que quintuplicou de tamanho desde então.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem morre após bater motocicleta na traseira de caminhonete
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
SAÚDE
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
BATAGUASSU
Ex-marido descarrega revólver contra mulher que fica em estado grave
EDUCAÇÃO
Professores desenvolvem projeto que busca integrar Escola e Universidade
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
SAÚDE
Anvisa autoriza produto à base de cannabis em projeto com a Fiocruz
POLÍCIA
Suspeito de assassinar artista plástica em Campo Grande é morto pela polícia
Governo libera R$ 2,61 bilhões para as universidades federais
AQUIDAUANA
Quadrilha especializada em abigeato é presa enquanto dividia carcaça de vaca
REGIÃO
Barbosinha ressalta trabalho de Tereza Cristina ao prestigiar entrega de títulos

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Murilo Zauith passa por reabilitação e segue internado em SP
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
DOURADOS
Criança encontrada morta apresentou problemas estomacais uma semana antes
CACHOEIRINHA
Polícia fecha ponto de distribuição de drogas e prende abastecedor