Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
(67) 99257-3397

Dieta saudável combina ciência e arte

12 abril 2008 - 13h18

O Ganep Nutrição Humana, pioneiro em educação em nutrição humana e clínica, promove, em 26 de abril, o curso Gastronomia Molecular - o encontro da ciência com a arte em prol da saúde, ministrado pelas nutricionistas Andréa Esquivel, pós-graduada em marketing e especialista em gastronomia; e Maria Izabel Lamounier Vasconcelos, coordenadora de Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica do GANEP, mestre em Nutrição Experimental pela USP e especialista em Nutrição Clínica, Parenteral e Enteral pela SBNPE, apresentarão as principais técnicas e conceitos de gastronomia sob a ótica da ciência.

“A ciência comprova que a técnica de preparo é fator relevante para disponibilizar os nutrientes sem alterar o produto, ou seja, preservar a característica final do prato e ao mesmo tempo ter um alimento nutricionalmente saudável”, explica Andréa.

Será uma aula expositiva que permitirá degustação durante o Coffe Break especialmente preparado com o uso das técnicas nutricionais. O curso abordará os conceitos e os aspectos da história da gastronomia, gastronomia molecular e da alimentação; conceitos de técnicas dietéticas, técnicas para compreender processos químicos e físicos dos alimentos na culinária e a composição nutricional e fitoquímica de alimentos importantes para a saúde. Logo depois, Maria Izabel estimulará a platéia para um debate em torno do tema.

Com transmissão ao vivo, a aula poderá ser assistida em Belo Horizonte, Curitiba e Cuiabá. Essa iniciativa tem como objetivo atender a demanda de interessados e viabilizar as informações e a divulgação desse tema.

O curso é voltado a nutricionistas, médicos, profissionais e estudantes da área da saúde em geral e também do setor alimentício, chefs de cozinha e todos os interessados em gastronomia.

DICAS

Segundo a especialista, é importante estar ciente das substâncias presentes nos alimentos e de sua disponibilidade. O licopeno, por exemplo, é uma substância presente nos tomates que ajuda prevenir alguns tipos de câncer, com o de mama ou o de próstata. Isso faz com que muitas pessoas comam uma generosa quantidade de tomates para estar livres dessa patologia. Mas o licopeno é pouco disponível no tomate in natura por estar porque ligado a moléculas de água que dificultam sua absorção pelo nosso organismo.

"A maneira de tirar proveito dos benefícios do licopeno é na forma de molho que, ao quebrar as moléculas de água presentes no tomate, libera a substância e a torna muito mais concentrada e disponível. Acompanhado de O azeite é uma ótima escolha tanto para o paladar quanto para os benefícios à saúde, pois facilita o transporte do licopeno para a célula”.

Outra dica é evitar que o leite ferva e transborde, pois é desse modo que as proteínas e gorduras (ricas em vitamina A e B) são perdidas. Outro equívoco é coar o leite. Com esse procedimento estamos jogando fora mais uma quantidade de proteína, a nata. É desse modo que se observa como a técnica de preparo influencia na qualidade nutricional.

Informações e inscrições em (11) 3284-6318.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso usando simulacro de arma de fogo para ameaçar vítima
REGIÃO
Homem é preso usando simulacro de arma de fogo para ameaçar vítima
Comissão debate a criminalização de práticas preconceituosas por agentes de segurança
DIREITOS HUMANOS
Comissão debate a criminalização de práticas preconceituosas por agentes de segurança
Idoso é espancado e tem carro roubado por bandidos
REGIÃO
Idoso é espancado e tem carro roubado por bandidos
Escola Joaquim Gonçalves Ledo terá reforma geral
EDUCAÇÃO
Escola Joaquim Gonçalves Ledo terá reforma geral
REGIÃO
Homem é preso suspeito de furtar televisores e notebooks de colégio
REGIÃO
Gestante é esfaqueada por atual mulher de ex-marido na fronteira
DOURADOS
Soldados da PM recebem treinamento de defesa pessoal
EVENTO
7ª edição da Semana Espírita de Dourados começa nesta terça-feira
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Dois Ceims suspendem atividades por falta de energia em Dourados
CORUMBÁ
Polícia intervém em briga generalizada que envolvia até menor

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
ROMA I
Acusados de estupro, mãe de menor e jovem responderão processo em liberdade
DOURADOS
PMA prende e autua dois pescadores em R$ 2,6 mil
DOURADOS 
Cidade não tem desabrigados, mas tempestade afetou dezenas de casas na periferia