quarta, 15 de janeiro de 2025
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Dia Nacional de Combate à Hanseníase é comemorado dia 31

29 janeiro 2010 - 10h48

Desde 2004, foi instituído no Brasil o “Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase” como sendo o último domingo do mês de janeiro. Esta data é uma oportunidade de alertar a sociedade sobre a doença e aproveitar o momento para se fazer uma intensa divulgação com o propósito de explicar o que é a hanseníase e também a forma de transmissão e prevenção, fomentando, assim, que a população faça um diagnóstico precoce e inicie o tratamento (se for necessário) antes da evolução da doença para as formas incapacitantes e com deformidades físicas.

No próximo domingo, dia 31 de janeiro, cabe a cada Secretaria Municipal de Saúde de Mato Grosso do Sul, programar e executar ações educativas, de divulgação, de mobilização social e de atenção à saúde ressaltando a importância do esclarecimento sobre a hanseníase, entre elas poderão ser realizadas:

· Ações socioeducativas como palestras, passeatas, panfletagens, vídeos sobre a doença, peça de teatro, comunicado durante eventos religiosos, mobilizações nas Unidades Básicas de Saúde e demais serviços;

· Ações de divulgação como o repasse de dados e informações sobre a doença para os meios de Comunicação, depoimentos, relato de profissionais, de pacientes e ex-pacientes;

· Ações de Mobilização Social na comunidade, envolvendo grupos da sociedade civil, de ONG, entidades de classes, trabalhadores, comunidade escolar e grupos de idosos.


Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. A doença pode ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos, quando diagnosticada em sua fase inicial e tratada adequadamente, não causa deformidades.

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. O bacilo tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa.

Entre os sintomas que aparecem nas pessoas infectadas estão manchas, placas avermelhadas ou brancas, que não coçam nem doem, ou que apresentam dor ou formigamento em certos nervos dos braços, pescoço, pernas e pés, ou ainda caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas; portanto qualquer surgimento de um dos sintomas as pessoas devem procurar os serviços de saúde para uma consulta.

A população infectada com o bacilo deve saber que a doença tem cura se o tratamento não for interrompido, que é feito gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, sem necessidade de internação. O paciente em tratamento pode conviver normalmente com a família, no trabalho e na sociedade sem qualquer restrição ou perigo de transmissão.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Suspeito de tráfico de drogas é preso no Jardim Pantanal
DOURADOS

Suspeito de tráfico de drogas é preso no Jardim Pantanal

INTERNACIONAL

Brasil celebra cessar-fogo e defende ajuda humanitária em Gaza

NHÁNHÁ

Rapaz morto na Capital com facada no pescoço tinha 22 anos

MEMES

Banco Central ironiza nas redes fake news sobre taxação do PIX

ALPHAVILLE

Preso pelo Gaeco é réu por assassinato em festa de Carnaval

ECONOMIA

Contas do governo têm déficit de R$ 4,5 bilhões em novembro

IVINHEMA

Carro com bebê a bordo tem roda e porta arrancadas por caminhão

BRASIL

Nova PEC da Segurança reforça autonomia de governadores

REGIÃO 

Homem vai à polícia após ter cheque adulterado para R$ 7 mil

CORUMBÁ

Recadastramento obrigatório de servidor começa nesta quarta-feira

Mais Lidas

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

FRONTEIRA

Irmãos são encontrados mortos às margens de estrada vicinal

LEI SANCIONADA

Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente fatal se apresenta à polícia, é ouvido e liberado