Mais de 1200 alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados estão assistindo hoje (27) às peças de teatro gratuita no Teatro Municipal de Dourados. Os espetáculos apresentados às crianças são "Os Saltimbancos" e "Apólogo Brasileiro sem véu de alegoria", encenadas pelo grupo teatral Hendÿ, de Dourados. A peça está sendo apresentada gratuitamente em comemoração ao Dia Internacional do Teatro. O evento é uma realização da prefeitura de Dourados, através da Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados),com apoio da Secretaria de Educação Municipal.
O evento, realizado pela manhã e à tarde, beneficiou 1260 alunos de 16 escolas públicas municipais de Dourados. Pela manhã, aproximadamente quinhentos alunos de oito escolas assistiram ao espetáculo Os Saltimbancos, um musical adaptado da cultura brasileira através dos dramaturgos Sérgio Bardotti e Luis Enriquez. A peça será novamente encenada às 14h, a mais 500 alunos. À noite, o grupo Hendÿ volta a se apresentar no Teatro Municipal, desta vez para o público adulto com a peça "Apólogo Brasileiro sem véu de Alegoria", de Alcântara Machado. A peça será apresentada às 19h, com entrada gratuita.
De acordo com a diretora de Cultura da Funced, Lelian Paschoalick, a apresentação de teatro gratuito a alunos da rede municipal de ensino faz parte da política pública de cultura adotada pela prefeitura nos últimos oito anos. "Temos feito isto desde o início da administração, como forma de democratizar o acesso à cultura. Nos últimos oito anos, todos os alunos da rede municipal assistiram a peças de teatro, dança e música no Teatro Municipal", garante a diretora.
Ela lembra que a apresentação de espetáculos a alunos da rede pública só é possível graças à parceria entre a Funced e a Secretaria Municipal de Educação. "É um projeto de cultura e educação. Uma cidade que se propõe a ser educadora deve incentivar a formação de platéia e garantir que todos tenham acesso à arte", complementou.
Lelian salientou, ainda, que o grupo Hendÿ foi criado em Dourados no ano passado, através do projeto Letras de Luz, em parceria com a Energias do Brasil. Hoje, o grupo de teatro já tem sede própria e conta com apoio irrestrito da prefeitura, através da Funced. "A Funced tem apoiado e está com as portas abertas a todos os grupos de teatro de Dourados. A cultura precisa ser incentivada", diz ela.
A aluna Tainara Nascimento, de 8 anos, da escola Artur Campos Melo, disse que já foi ao Teatro para assistir a outro espetáculo, mas garante que adorou a apresentação do grupo douradense. "Gosto muito de vir ao Teatro", garantiu.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Feriado prolongado tem plantão na saúde e coleta de lixo normal; veja o abre e fecha

Desfile de 7 de Setembro terá bloqueio de vias; veja quais e horários

Fazenda autoriza crédito de US$ 1 bilhão do BID para Eco Invest Brasil

Com salários 20,9% menores, mulheres buscam na beleza caminho para renda e autonomia

Motorista é flagrado com cigarros, pneus e produtos do Paraguai

Quase 300 mil veículos devem trafegar pela BR-163 durante o feriado da Independência

Brasil tem 2 milhões de pessoas que trabalham por meio de aplicativos

Idoso é preso com garrucha durante cumprimento de mandado

Foragido da Justiça é encontrado em conveniência investigada por venda de drogas

Discussão por conserto de carro termina com homem assassinado a tiros
Mais Lidas

Uems abre inscrições para processos seletivos com mais de 1,3 mil vagas

Agricultor morre eletrocutado ao fazer manutenção de colheitadeira

Ministério Público cita outros envolvidos em denúncia e pede Júri Popular pela morte de Vitor Orsini

