terça, 17 de fevereiro de 2026
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
REGIÃO 

Dia da Visibilidade Trans, Cidadania realiza simpósio sobre saúde

26 janeiro 2026 - 08h30Por da Redação

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) realiza o Simpósio sobre Saúde Trans: Informação que Protege, iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com a promoção da dignidade, da equidade e do acesso qualificado à saúde da população trans no SUS (Sistema Único de Saúde).

O evento acontece na próxima quarta-feira (29), das 14 horas às 16h40, em formato online, e é aberto a profissionais da saúde, gestores públicos, estudantes, representantes da sociedade civil e demais pessoas interessadas na temática. A programação reúne especialistas e propõe um espaço de diálogo e formação voltado à prevenção de riscos, à disseminação de informação qualificada e ao fortalecimento de práticas de cuidado humanizado no SUS.

Entre os temas abordados estão os riscos do uso de silicone industrial (PMMA), a autohormonização, os desafios históricos enfrentados pela população trans no acesso aos serviços de saúde e a importância de fluxos de atendimento baseados no respeito às identidades, no uso do nome social e na escuta não patologizante.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, Mikaella Lima Lopes, o simpósio cumpre um papel estratégico na garantia de direitos e na proteção de vidas. “Entendemos que o acesso à saúde é um direito fundamental, e ele só se torna pleno quando acompanhado de informação qualificada e respeito às identidades. Nosso objetivo é enfrentar desafios históricos, discutir formas técnicas e humanizadas de cuidado e tratar de temas urgentes, como os riscos do uso de PMMA em locais clandestinos e a autohormonização, que infelizmente ainda atinge nossa população pela falta de informação. Reforçamos que o SUS deve ser o caminho seguro para o cuidado dessas pessoas”, destaca.

A subsecretária reforça ainda que a iniciativa também busca construir fluxos que protejam vidas e promovam dignidade. “Este simpósio será um marco na história de Mato Grosso do Sul por um sistema de saúde verdadeiramente inclusivo e cuidador”, completa.

Programação

A programação tem início às 14 horas, com abertura institucional, apresentação do evento e orientações gerais. Na sequência, ocorre a introdução temática, que contextualiza a saúde trans, a automedicação e o uso de PMMA.

Às 14h25, o Dr. Gabriel de Almeida Arruda Felix ministra a palestra “Riscos do silicone industrial (PMMA) e impactos na saúde de pessoas trans”.

Das 15h05 às 15h35, será realizada a capacitação sobre atendimento humanizado à população trans, abordando práticas de acolhimento, respeito à identidade de gênero, uso do nome social e pronomes, escuta qualificada, fluxos de atendimento no SUS e barreiras enfrentadas no acesso aos serviços.

Às 15h35, o Dr. Sérgio Henrique P. Okano apresenta a palestra “Autohormonização: riscos, cuidados e caminhos seguros no SUS”. O simpósio reserva ainda espaço para debate e perguntas do público, seguido do encerramento.

Dia Nacional da Visibilidade Trans

Desde 2004, o dia 29 de janeiro é reconhecido como o Dia Nacional da Visibilidade Trans, instituído a partir do lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. A data marca a luta histórica por dignidade, respeito e igualdade, além de reforçar o enfrentamento à violência, à discriminação e aos retrocessos em direitos de cidadania.

Apesar dos avanços no reconhecimento e na proteção dos direitos humanos, pessoas trans ainda enfrentam altos índices de violência e obstáculos no acesso a serviços públicos essenciais, como saúde, educação e justiça. Nesse contexto, o simpósio promovido pela Cidadania reafirma o papel do Estado na construção de políticas públicas que garantam informação, cuidado humanizado e o SUS como espaço seguro de acolhimento e promoção da vida.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez
CULTURA

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez

Colisão entre carro e carreta deixa um morto na BR-463
ACIDENTE

Colisão entre carro e carreta deixa um morto na BR-463

ESPORTE

Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

INTERNACIONAL

Trump media novas conversas de paz entre Rússia e Ucrânia em Genebra

CARNAVAL

Quizomba leva ao Aterro do Flamengo conscientização sobre ecologia

POLÍCIA

Confronto com a PM termina com um morto em Anhanduí

POLÍTICA

Projeto cria fundo para acolhimento de animais para financiar abrigos

CAMPO GRANDE

Homem em situação de rua ataca mulher com pedradas e acaba preso

CARNAVAL

Resgates no mar do RJ passam de mil

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

DOURADOS

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

ACIDENTE

Motorista é preso após colidir contra moto e deixar jovem em estado gravíssimo na BR-163

FERIADÃO

Veja o que funciona nesta segunda de Carnaval em Dourados