terça, 14 de abril de 2026
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Detran/MS inicia hoje calendário de programa que vai às escolas

26 fevereiro 2026 - 08h18Por Da Redação

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) retoma, nesta quinta-feira, dia 26 de fevereiro, as atividades do programa “Detran vai à Escola”, uma iniciativa estratégica que visa transformar a realidade das vias públicas por meio da educação.

O programa, que atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, volta ao cronograma escolar com o objetivo de sensibilizar e capacitar alunos, pais e professores sobre seus direitos e deveres, promovendo uma convivência mais harmônica e segura para todos.

A agenda de 2026 começa priorizando os Centros de Educação Infantil (EMEIs), com a primeira ação ocorrendo na EMEI Luiz Carlos Sobral Pettengill, localizada no bairro Campina Verde.

Em 2025, o projeto alcançou seis centros de educação, beneficiando diretamente 629 crianças. Para captar a atenção do público infantil, o Detran-MS utilizou o projeto “História Cantada”, uma metodologia lúdica onde a música e o teatro de fantoches se tornam ferramentas de aprendizado. “Na apresentação, as crianças participam da história de animais da floresta que precisam atravessar a rua para chegar a um parquinho, sendo convidadas a ensinar os personagens a forma correta e segura de realizar a travessia”, explica a técnica em Educação para o Trânsito, Regina Abreu.

Para este novo ciclo, a equipe da Gerência de Projetos e Campanhas (GEPC) já trabalha no desenvolvimento de uma nova apresentação lúdica, prometendo encantar e educar os pequenos com conteúdos inéditos e dinâmicos.

Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, ao investir na base da educação, o Detran-MS reafirma seu compromisso de não apenas fiscalizar, mas de formar condutores e pedestres conscientes. “A convicção é de que, ao ensinar as crianças hoje, o Estado constrói um trânsito mais humano e seguro para as próximas gerações”, conclui a diretora.

As instituições de ensino interessadas em receber essas atividades podem entrar em contato com o órgão através do e-mail gepc@detran.ms.gov.br ou pelos telefones (67) 3368-0169 e 3368-0290. Mais informações também na página do Detran-MS (https://www.detran.ms.gov.br/programas-e-projetos/detran-vai-a-escola/).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem morre após ser atingido por árvore durante poda
MARACAJU

Homem morre após ser atingido por árvore durante poda

Petrobras aprova retomada da Fábrica de Fertilizantes de Três Lagoas
OBRAS

Petrobras aprova retomada da Fábrica de Fertilizantes de Três Lagoas

PM aposentado morre após atirar na esposa e contra si mesmo
CAMPO GRANDE

PM aposentado morre após atirar na esposa e contra si mesmo

Cármen Lúcia diz que é aconselhada a deixar STF por ataques machistas
POLÍTICA

Cármen Lúcia diz que é aconselhada a deixar STF por ataques machistas

Dupla é presa transportando 1,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados
IGUATEMI

Dupla é presa transportando 1,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados

FUTEBOL

Ex-goleiro Julio Cesar é o novo gerente de futebol do Timão

CIDADES

Médica denuncia transfobia e expulsão em unidade de saúde

IMUNIZAÇÃO 

Campanha vai aplicar 89 mil doses de vacinas em indígenas

AÇÃO CUNJUNTA

PRF, PF e PM apreendem 1,5 tonelada de maconha na BR-163

MS vai construir nova ponte de concreto sobre Rio do Peixe

Mais Lidas

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

CLIMA

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

FRONTEIRA 

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

CLIMA

Previsão de ventos de até 60 km/h colocam Dourados em alerta para chuvas intensas