Dados cedidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS) apontam o número de 203 acidentes na cidade de Dourados no mês de dezembro de 2009. Destes, 94 não fizeram vítimas, mas o número de vitimados, entre mortos e feridos chegou á 109.
Foram 360 veículos envolvidos, entre carros de passeio (182), motocicletas (117), caminhonetes (34), bicicletas (14), transporte de cargas (10) e transporte coletivo (3).
Abalroamento – referente a esbarrões - teve a maior incidência, 96 no total, seguido por choque (53), colisões (48), atropelamentos (4) e queda de motocicleta (2).
O levantamento revela que a maior parte das vítimas é do sexo masculino. Das seis fatais, cinco eram homens, sendo três ciclistas, um motociclista e um pedestre, a maioria vítima de atropelamento. O desrespeito á sinalização é um dos maiores causadores desses acidentes.
No documento cedido pela gerente do DETRAN de Dourados, Edina Barbosa Vilela, observa-se a maior quantidade de acidentes, 34 no total, ocorridos nos dias de segunda-feira, enquanto nos dias de terça-feira e quarta-feira ocorreram 32. Não há número referente ao fim de semana.
Frota local
Dourados possui uma frota de 88.986 mil veículos registrados no DETRAN-MS. No mês de dezembro esta frota cresceu, devido ao comércio local que recebeu diariamente centenas de automóveis vindos de outras regiões, principalmente do sul do Estado, fator agravante para o aumento de acidentes.
“Hoje nossa frota é de quase 90 mil veículos. Há dez anos tinha menos de 50 mil na cidade”, pontua Edina, referindo-se ao considerável aumento da frota local.
No País
No Brasil estima-se que mais de 40 mil pessoas morram vítimas de acidentes de trânsito por ano, a maior parte causada pelo excesso de velocidade nas rodovias.
Fatores como a ingestão de bebidas alcoólicas e a imprudência, tais como desrespeito á sinalização, falta de atenção e direção perigosa, são apontados por especialistas como maiores causadores de acidentes no trânsito.