O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) abriu vagas para o curso de formação de instrutores e examinadores. A falta de examinadores é um problema que o órgão vem enfrentando, principalmente nos municípios do interior. A criação de um cadastro de reservas vai permitir a contratação de pessoas para aplicar os exames. Solução que, de acordo com Carlos Henrique dos Santos Pereira, diretor presidente do Detran, é inédita no Brasil e vai agilizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O diretor diz ainda que os examinadores cadastrados vão atuar nos municípios de sua residência, reduzindo assim os custos, pois menos servidores terão de viajar. Além disso, é uma oportunidade de renda para pessoas da comunidade. Cada banca examinadora paga mais de R$ 37 por trabalho e dura de três a quatro horas; a participação é restrita a 12 bancas por mês. São ofertadas quatrocentas vagas: 100 para examinador (pré-requisito que tenha curso de instrutor) e 300 para instrutor/examinador. Para fazer o curso, é preciso ter mais de 21 anos, estar habilitado há mais de dois anos e ter o ensino médio completo.
Outra questão importante é a formação de instrutores que poderão atuar nas escolas de ensino médio e nos Centros de Formação de Condutores, já que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução, em fevereiro, na qual institui o tema trânsito como atividade extracurricular em instituições de ensino médio.O decreto que autorizou a realização dos cursos para instrutor e examinador foi publicado em dezembro do ano passado. Além de acelerar o processo de obtenção da CNH, o curso é uma oportunidade de trabalho, principalmente para quem vive no interior do Estado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

De 'arraiá' universitário para a cena musical do MS, grupo de forró completa 7 anos

Testes de substância que pode recuperar movimentos em pessoas com lesão medular começam este mês

Homem mata a irmã dentro de comércio e depois tira a própria vida

Suspeito de fornecer drogas para adolescentes é detido com maconha, crack e cocaína em Dourados

Prefeitura reforça respeito com ciclistas durante a Semana Nacional de Trânsito

Após estreia com goleada, Juventude AG é derrotado pelo América-RN

Alerta de tempestade marca início do fim de semana em Dourados

Dourados terá serviços gratuitos de saúde e lazer neste sábado

Martinelli, do Fluminense, é chamado para amistosos contra Austrália e Índia

Quatro são presos e mais de 100kg de maconha apreendios em ação na fronteira
Mais Lidas

Investigação aponta que presidente da Santa Casa comprou casa por R$ 400 mil em espécie

Ex-vereadores são condenados por desvio de dinheiro após 12 anos

Mulher é presa em Dourados suspeita de extorquir usuários de site de acompanhantes

