O deputado estadual Amarildo Cruz (PT), membro da Comissão de Meio Ambiente, afirmou que a Assembleia Legislativa está atenta ao processo de instalação da usina hidrelétrica São Domingos, entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, a 268 quilômetros de Campo Grande. Preocupado com os possíveis danos ao ecossistema local, o parlamentar solicitou ao governo do Estado informações sobre a implantação do empreendimento da Eletrosul Centrais Elétricas S/A e a cópia integral do processo de licenciamento ambiental, na sessão desta quarta-feira, 12.
Amarildo Cruz considera que a usina pode beneficiar o Estado, gerando empregos e aumentando o potencial energético, mas defende que o desenvolvimento seja sustentável. “Não existe nenhuma usina do porte da que está sendo implantada que não resulte em impactos ambiental e social. Nós pretendemos acompanhar o cumprimento de todos os compromissos previstos no relatório de impacto ambiental”, esclareceu.
A ordem de serviço que dá início às obras para a construção da hidrelétrica na confluência dos Rios Verde e São Domingos foi assinada ontem pelo governo do Estado, Eletrosul e o Consórcio São Domingos (composto pelas empresas Engevix e Galvão). O investimento, na ordem de R$ 290 milhões, faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento, do governo federal.
Questionamentos
Sobre o empreendimento, o deputado quer saber se a Eletrosul apresentou o Estudo de Impacto Ambiental; se foram realizadas audiências públicas; e a extensão da área que será alagada para a formação do reservatório artificial de água, após a construção da barragem.
Outra preocupação são as propostas de compensação pelos prejuízos sócio-econômicos e ambientais que o empreendimento causará à região, como exemplo, o deputado citou os problemas gerados pela instalação da usina de Porto Primavera, na divisa com São Paulo.
O requerimento, protocolado na mesa diretora da Casa, será encaminhado governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), e ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");
Deixe seu Comentário
Leia Também
Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

Mato Grosso do Sul fecha fevereiro com 371 óbitos por coronavírus

Satélite brasileiro Amazonia-1 é lançado com sucesso

Homem é autuado por pescar durante período da piracema

Campanha vai divulgar informação segura sobre as doenças raras

MS tem quase 6 mil casos sem encerramento em plataforma
Instituto Butantan entrega 600 mil de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde neste domingo

Polícia Ambiental disponibiliza Cartilha do Pescador 2021 com todas regras de pesca

Agente comunitária é autuada por envenenar árvore em logradouro público em frente sua residência

Bêbado, motorista bate carro em poste e vai parar na delegacia
Mais Lidas

Mulher é esfaqueada na região central e encaminhada ao HV em estado grave

Mulher que esfaqueou rival é autuada em flagrante por tentativa de homicídio

Mulher é presa após furtar residência no Altos do Indaiá
