O Conselho de Ética da Câmara definiu nesta segunda-feira os relatores para os processos contra os 67 deputados acusados de participação na máfia das ambulâncias. O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), acredita que o trabalho do conselho nesses processos deverá ser concluído até dezembro.
Cerca de 30 deputados já foram notificados pelo Conselho de Ética. Os demais deverão receber as notificações nesta terça-feira, diretamente pelo órgão, ou ainda nesta segunda, por meio de edital do Diário do Congresso. O relator do deputado federal de Mato Grosso do Sul, João Grandão, é o deputado federal de Minas Gerais, Marcio Reinaldo Gouveia.
Os deputados notificados têm prazo de cinco sessões do plenário para apresentar defesa por escrito e rol de testemunhas de defesa. Por sua vez, os relatores podem propor outros depoimentos.
O Conselho deverá convocar o empresário Luiz Antonio Vedoin, da Planam, para prestar depoimento. Vedoin é apontado como o chefe do esquema de fraudes em licitações para compra de ambulâncias superfaturadas, cujos recursos eram garantidos por emendas ao Orçamento.