Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
ELEIÇÕES

Delcídio vai estimular uso do gás natural para desenvolver MS

16 setembro 2014 - 11h54

O candidato ao governo do Estado da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos, Delcídio do Amaral, vai estimular o uso cada vez mais frequente do gás natural transportado através do gasoduto Bolívia / Brasil para promover o desenvolvimento em diferentes regiões do estado.

“Passam hoje pelo gasoduto 31 milhões de metros cúbicos de gás , que estão sendo consumidos além do que foi contratado. Além de ser a maior fonte de arrecadação de ICMS do estado, graças ao gasoduto foram construídas duas usinas termelétricas, uma em Campo Grande e a outra em Três Lagoas, que estão operando a plena carga. Se não fosse esse programa de gás natural na geração de energia o Brasil já estaria tendo “apagões” por conta da estiagem que estamos enfrentando. Em breve, vamos inaugurar a Fábrica de Fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas, que usará o gás para produzir amônia e uréia, abastecer o Centro-Oeste e diminuir a dependência do Brasil dos fertilizantes importados.

Ao mesmo tempo, o gás natural começa a entrar nas cidades, nas residências, no comércio e na indústria. Atualmente, temos 28 condomínios em Campo Grande, com 2.033 famílias utilizando o gás natural, além de algumas indústrias no Núcleo Industrial (Indubrasil). Mas é preciso ampliar isso não só na capital e em Três Lagoas, mas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

O meu governo vai ser ousado, oferecendo o produto de diferentes formas. Já conversei com os representantes do polo cerâmico de Rio Verde para disponibilizar o gás às indústrias do município através de caminhões tanque. Da mesma maneira faremos em Dourados e em outras regiões. Ou seja, a gente cria o mercado e depois constrói um duto até os consumidores, como é feito na Europa e nos Estados Unidos. Além de atender as pessoas, isso gera riquezas, empregos, promove o desenvolvimento”, explicou Delcídio, durante entrevista concedida nesta terça-feira, 16 de setembro, ao programa Tribuna Livre, da FM Capital , em Campo Grande.

De acordo com a MS Gás, empresa estadual responsável pelo transporte , distribuição e abastecimento do produto, as vantagens da utilização do gás natural são conhecidas e desfrutadas há muito tempo pelos moradores de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul, a novidade do gás natural canalizado em moradias, iniciou-se em meados no ano de 2005, utilizado a princípio, no preparo de alimentos e no aquecimento de água. O gás natural além de torneiras e chuveiros, também pode ser usado em secadoras de roupas, lavadoras de louças e piscinas. Por produzir uma chama limpa, quando utilizado na cozinha, não deixa resíduos nos equipamentos e nos utensílios domésticos.

De todas as vantagens atribuídas ao produto, as mais conhecidas são a segurança - o combustível é distribuído de forma canalizada, o que elimina a necessidade de estocagem e reduz o risco de acidentes - o baixo custo , em média 30% mais barato do que o GLP , além do fato do gás natural estar sempre disponível, não necessitando de reabastecimentos constantes que implicam em ligações telefônicas, disponibilidade de tempo e pessoa para o recebimento do produto acondicionado em botijões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Homem é preso ao pegar caminhonete de cliente e ser flagrado bêbado e dormindo ao volante
Médico e fundador do PT, campo-grandense Carlos Neder morre em SP
COVID-19
Médico e fundador do PT, campo-grandense Carlos Neder morre em SP
Força Tática prende homem com mandado de prisão e recupera veículo roubado
POLÍCIA
Força Tática prende homem com mandado de prisão e recupera veículo roubado
Indígena é preso com duas armas de fogo e cinco munições ilegais
POLÍCIA
Indígena é preso com duas armas de fogo e cinco munições ilegais
Uberlândia-MG derruba invencibilidade do Joinville-SC na Série D
ESPORTE
Uberlândia-MG derruba invencibilidade do Joinville-SC na Série D
AÇÃO PARLAMENTAR
Semana Estadual do Idoso tem programação online
POLÍTICA
CCJ debate na terça-feira proposta de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa
SAÚDE
Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Pfizer
SEGURANÇA
Audiência debaterá atuação dos municípios na segurança pública
DOURADOS
Jovem tem bicicleta furtada dentro do estacionamento do trabalho

Mais Lidas

HISTÓRIA
'Famosos' em Dourados, Faísca e Fumaça dispensaram convite para programa em rede nacional
DOURADOS
Homem é encontrado morto em casa por funcionária na Vila São Brás
DOURADOS
Douradense é autuado em R$ 2,4 mil por criação ilegal de javalis
MS-156
Motorista fica preso dentro de veículo após capotamento em Dourados