segunda, 20 de janeiro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Delcídio quer pressa na liberação de recursos para Capital

01 março 2010 - 17h39

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vai atuar junto ao governo federal no sentido de acelerar a liberação dos recursos que serão solicitados pela prefeitura para consertar os estragos causados pela chuva do último sábado em Campo Grande.

“Vamos fazer gestões junto ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para que o pedido tramite de maneira rápida e a prefeitura possa iniciar as obras imediatamente”, anunciou o senador, que participou nesta segunda-feira, 1 de março, da reunião convocada pelo prefeito Nelson Trad Filho na Esplanada da Estação Ferroviária.

Delcídio está chocado com o rastro de destruição deixado pelo temporal.

“No sábado à noite, logo que a intensidade da chuva diminuiu, percorri trechos da Avenida Ricardo Brandão e a região em torno do shopping. Parecia uma praça de guerra, com árvores arrancadas, dezenas de carros danificados e o asfalto destruído. O desespero estava estampado no rosto das pessoas. Nunca vi Campo Grande sofrer tanto”, comentou o senador.

Mesmo antes de ficar pronto o relatório dos setores técnicos da prefeitura sobre os prejuízos , que servirá de base para que o prefeito Trad Filho decrete situação de emergência e, com isso, tenha acesso aos recursos, Delcídio já está atuando junto ao governo federal para acelerar a tramitação do pedido.

“Juntamente com os demais membros da bancada, sob a coordenação do deputado Moka (PMDB), entramos em contato telefônico com a Defesa Civil e a Presidência da República, para que o prefeito seja recebido ainda esta semana. A situação é muito grave, especialmente na Avenida Ceará, próximo ao Residencial Cachoeirinha, e na Avenida Ricardo Brandão. As obras têm que começar o quanto antes porque o risco dos prejuízos aumentarem, caso ocorram novos temporais, é muito grande, e os moradores não podem ficar expostos ao perigo”, ponderou o senador. “Nesta terça-feira chego a Brasília e, pessoalmente, reforço o pedido”.

Delcídio diz que, além das medidas de curto prazo, é preciso repensar a política do uso do solo em Campo Grande, especialmente nas regiões de nascente dos córregos e nas margens dos rios.

“A ação agora é emergencial, para consertar os estragos causados pelas chuvas de verão. Mas é preciso fazer um grande debate, incluindo aí técnicos da prefeitura, a Câmara de Vereadores, o CREA, especialistas das universidades públicas e privadas, associações de moradores, enfim, todos os segmentos da sociedade, para discutir o tipo de crescimento e de ocupação que queremos para a capital. Temos que adotar medidas preventivas e , se for o caso, readequar a legislação, para que não venhamos a ter no futuro prejuízos como os que estamos tendo agora”, defende o senador.






Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos
AQUIDAUANA

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

Mais Lidas

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados

MATO GROSSO DO SUL

SES abre inscrições para pós-graduação em Saúde Pública e Saúde Mental

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

DOURADINA

Briga durante festa termina com proprietário de sítio morto