quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Delcídio diz que CPI vai mostrar porque Petrobras é a maior

07 agosto 2009 - 11h12

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse nesta sexta-feira, 7 de agosto,que os parlamentares que integram a CPI da Petrobras devem ter cautela nahora de definir a pauta e a relação dos requerimentos a serem votadospela Comissão nos próximas dias.
“Trata-se de uma CPI diferente, que envolve uma companhia de capitalaberto auditada por profissionais independentes e fiscalizada por órgãoscomo o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União(CGU). Tem que se levar em conta, também, que a Petrobras é a principalempresa brasileira, que disputa mercado com grandes companhias e vaicrescer muito mais com o advento do pré-sal”, ponderou o senador, que já foi Diretor de Gás e Energia da empresa.
Delcídio esclareceu que o modelo de gestão adotado nas companhias decapital aberto se diferencia bastante daquele utilizado nas estataispuras, porque os controles são muito maiores. “Quando a Petrobras faz uma licitação ou escolhe um parceiro existe umasérie de premissas que pautam a definição da melhor opção para acompanhia. Portanto, temos que ter todo o cuidado possível na definiçãoda pauta, na apresentação e na votação dos requerimentos”, alertou.
O senador considera que as convocações de representantes do governo,dirigentes da Petrobras e da Agencia Nacional de Petróleo -ANP, comotambém do Ministério Público, da Polícia Federal e do TCU, demonstram aseriedade, o profissionalismo e a competência com as quais foram iniciadosos trabalhos da Comissão. “Eu não tenho dúvidas que a CPI da Petrobras será didática porque, com apresença de diretores de carreira da Petrobras com mais de 30 anos decompanhia, a Petrobras vai provar porque é a primeira empresa do Brasil eporque continuará tendo papel fundamental no futuro do País”,acredita Delcídio.
O parlamentar sul-mato-grossense defende um trabalho abrangenteda CPI. “Vamos investigar sim e punir os desvios que forem detectados, mas épreciso também apresentar propostas para aperfeiçoar a gestão da empresa -afirmou Delcídio, que elogiou a proposta de trabalho apresentada pelorelator da Comissão, senador Romero Jucá(PMDB/RR) , e apoiou a sugestão dededicar as quintas-feiras à oitiva de pessoas não incluídas na primeirarelação de convocados, como a ex-secretária da Receita Federal, LinaVieira.
O plano foi aprovado com a condição de serem analisados 40 requerimentoscom parecer pela rejeição, com senadores da oposição. Dois auditores doTribunal de Contas da União (TCU) e dois técnicos da Controladoria Geralda União (CGU) deverão ficar à disposição da comissão. A próxima reuniãoda CPI da Petrobras será na terça-feira (11), às 14h, quando serão ouvidosdirigentes da Receita Federal. A partir da investigação das denúncias e dos diagnósticos, Delcídioacredita que as proposições, os projetos e as leis que dela vão surgir,serão o grande mérito da CPI.
“Se isso não acontecer, a CPI morre nas investigações e deixa deproporcionar ao País mecanismos transparentes e competentes para melhorara gestão da empresa”, acredita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta