O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) está negociando com o Ministério da Integração Nacional o desenvolvimento de uma nova proposta para a revitalização do Porto de Ladário e a implantação, no local, de um terminal turístico. O compromisso foi assumido pelo parlamentar durante reunião com os vereadores da cidade na Câmara Municipal.
“O projeto inicial, para o qual eu já havia, inclusive, viabilizado recursos, não pode ter seqüência porque a administração anterior introduziu alterações na proposta, que tinha sido previamente aprovada pelo governo. Mas sei da importância que a revitalização do porto tem para Ladário, especialmente para o setor de turismo, e já iniciamos as tratativas com o Ministério da Integração Nacional no sentido de elaborar um novo projeto, com o qual retomaremos a liberação das verbas”, garantiu o senador.
No encontro, Delcídio revelou que está discutindo com o governo federal a possibilidade de reativar o outro terminal portuário de Ladário, desativado há aproximadamente 20 anos.
“A idéia é reativar o antigo porto com a participação da iniciativa privada e transformá-lo em um terminal intermodal, para transportar minérios e o ferro gusa produzidos na região. A Vale, por exemplo, já anunciou a ampliação da extração em suas minas. A siderúrgica também está sendo reativada.E temos também que levar em conta que o porto hoje desativado dispõe de uma estação ferroviária e a BR 262 está bem próxima. Com essa logística, composta de hidrovia, ferrovia e rodovia, podemos implantar ali um grande centro de escoamento da produção de Corumbá e Ladário” explicou o senador.
Desde que tomou posse, Delcídio conseguiu R$ 11 milhões para Ladário. Os recursos foram investidos na construção de casas populares, implantação de rede de esgotos, abastecimento d’água e no Programa Luz Para Todos, que levou energia a centenas de famílias na zona rural. O investimento mais recente, no valor de R$ 1 milhão, é a pavimentação da Rua Saldanha da Gama, uma das principais da cidade, onde existem três escolas com milhares de alunos.