quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Defesa compara militar da reserva a jogador no banco para justificar 'fura-fila' em vacinação

22 julho 2021 - 10h46Por André Bento

A defesa de quatro bombeiros militares da reserva remunerada suspeitos de terem furado a fila na vacinação contra Covid-19 em Dourados os comparou a jogadores no banco de reservas, que ainda podem entrar em campo caso sejam chamados, para justificar o fato de terem sido vacinados na fase restrita aos servidores da ativa das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, envolvidos em ações de combate à pandemia.

Essa argumentação foi juntada a um dos dois procedimentos instaurados pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) para apurar as condutas de 11 servidores estaduais, entre militares na reserva remunerada do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, bem como ex-agentes penitenciários. 

Nas manifestações direcionadas à 11ª Promotoria de Justiça da Comarca, cuja titular é a promotora Rosalina Cruz Cavagnolli, o advogado dos quatro bombeiros pede a extinção do procedimento e, caso contrário, a exclusão de seus clientes do polo passivo. 

Ele informa que os militares tomaram conhecimento que profissionais da segurança pública seriam vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 no 3 de abril por meio de publicação nas redes sociais da Prefeitura de Dourados. 

Explica ainda que no Centro de Convivência do Idosos, onde as doses eram aplicadas, todos se identificaram como militares da reserva remunerada, apresentando inclusive identidade funcional. Sem qualquer objeção, foram vacinados e acabaram surpreendidos com a notificação do MPE no dia 22 de junho.

Além de garantir que os bombeiros agiram de boa-fé, a defesa argumenta que “o objetivo de vacinar militares integrantes da reserva remunerada corrobora diretamente com o objetivo entabulado pela aplicação de imunizantes aos operadores da Segurança Pública, considerando o real contexto em que se encontram”.

“Com efeito, em importante analogia, o militar que se encontra na reserva remunerada se equipara a um jogador de futebol que está no banco de reservas, ele participa do jogo e pode ser ‘convocado’ a qualquer momento. Situação diferente ocorre com o militar reformado”, justifica.

O advogado mencionou os dispositivos legais que preveem a convocação emergencial de militares da reserva remunerada para o serviço ativo e reforçou a legalidade do ato dos clientes.

“Ocorre que, em razão dos dados estatísticos divulgados demonstrarem um crescente de casos de coronavírus (Covid-19) e a necessidade de que haja uma resposta imediata do Estado, é possível que o efetivo militar da ativa, acrescido dos militares da reserva remunerada designados para o sérvio ativo, não seja o suficiente para lidar com toda a demanda, sobretudo porque os militares estaduais estarão mais expostos aos riscos de contaminação e pode haver um grande número de isolamento de militares em razão da contaminação ou suspeita de contaminação”, assinala. 

Para o defensor, “as forças militares estaduais podem não ter outra opção a não ser convocar militares da reserva para que retornem à ativa, sem que haja qualquer manifestação de vontade desses militares” e por tudo isso “a transferência do bombeiro militar à reserva remunerada não extingue seu caráter de profissional de segurança pública, fazendo jus à imunização contra a Covid-19, conforme elencado pela Prefeitura de Durados”. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta