Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram hoje para as defesa civis do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de Mato Grosso do Sul a fim de prevenir sobre a ocorrência de chuva forte, com possibilidade de granizo.
Para hoje e amanhã (15 e 16/08), a previsão meteorológica indica que os temporais, com raios e ventos de até 70 quilômetros por hora (km/h), poderão ocorrer de forma isolada no oeste, centro e sul do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (16/08), a frente fria provocará temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h, principalmente centro-norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras - zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão busque abrigo em locais que ofereçam proteção contra raios e ventos fortes. As defesas civis estaduais podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos municipais e estaduais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) subsidiaram os avisos sobre a ocorrência de temporais nos quatro estados.