Menu
Busca segunda, 26 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Defesa Civil alerta para chuva forte e baixas temperaturas em MS, MT, GO, MG, SP, RJ e RO

25 julho 2007 - 15h10


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte e queda de temperaturas às defesas civis dos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia.

Uma frente fria que atua no Centro-Oeste e Sudeste provocará pancadas de chuva em parte dessas duas regiões. Hoje (25/07), persiste o alerta de que há risco de temporais isolados, chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/hora no norte do Mato Grosso do Sul; no centro-sul do Mato Grosso; no sul de Goiás; no Triângulo mineiro e sul de Minas Gerais; em São Paulo e no sul do Estado do Rio de Janeiro.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Além da chuva, a partir de hoje (25/07), uma nova massa de ar frio provocará queda de temperatura nos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Alerta-se que até sexta-feira (27/07), as temperaturas mínimas no Mato Grosso do Sul oscilarão entre cinco e oito graus; em Mato Grosso, os termômetros marcarão entre oito e doze graus e em Goiás, asmínimas irão variar entre nove e treze graus. Em Minas Gerais, nas áreas mais altas, as temperaturas mínimas ficarão entre seis e nove graus, e em São Paulo, nas áreas mais altas, os termômetros marcarão entre quatro e sete graus.

Nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/07), a Sedec alerta para a ocorrência da “friagem” no centro-sul de Rondônia. A friagem é uma queda súbita e acentuada da temperatura, que se registra na Amazônia ocidental, provocada por frentes frias mais intensas, originárias das regiões antárticas, e que em certas épocas do ano atingem aquela área. Por causa da friagem a temperatura mínima oscilará entre 14 e 18 graus. Ressalta-se que, a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido aos ventos do quadrante sul. É recomendável uma atenção especial aos moradores de rua.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do RS, PR e SC são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Deixe seu Comentário

Leia Também

PLANOS DE SAÚDE
Presidente veta projeto que obriga cobertura de tratamento de câncer
Homem é preso após agredir patrão e jogar gasolina em residência
BRASIL
Saúde aponta 'irregularidades' em contrato na gestão de Ricardo Barros
GOLPE
Mulher transfere R$ 4.300 após golpista se passar pelo filho dela
SAÚDE
Monitoramento aponta boa qualidade das águas subterrâneas de MS
BATAYPORÃ
Polícia apreende cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína na MS-134
PRÁTICAS
Detran/MS dobra número de exames realizados no primeiro semestre
TRÊS TONELADAS
Caminhão que saiu de MS é apreendido no Paraná com maconha
FUTEBOL
Justiça anula eleição de Caboclo na CBF e nomeia Landim interventor
TRÁFICO
Empresário é preso com 200 quilos de maconha que iriam para SP

Mais Lidas

DOURADOS
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
POLÍCIA
Adolescente de 13 anos morre após ser atropelado no Estela Porã; motorista fugiu
DOURADOS
Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
DOURADOS
Jovem bêbado é preso dirigindo em 'zigue-zague' na Presidente Vargas