segunda, 24 de março de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BAIXARIA

Debate sobre arte termina em baixaria com Roger, do Ultraje

14 setembro 2017 - 14h05

Intervenção é o nome que se dá para a manifestação feita por um artista sobre algo que parece pronto, acabado – quando acontece em espaço público, sobre uma placa de rua ou a parede de um edifício, por exemplo, é chamada de intervenção artística. A ideia é deslocar significados, tirar algo de contexto e, assim, causar um certo estranhamento, provocar. Fazer pensar.

É diferente, pela intenção, da brincadeira de mau gosto de Roger Moreira, o roqueiro do Ultraje a Rigor que se orgulha de ter um QI (quoeficiente de inteligência) acima da média. Ao ler uma entrevista à Folha em que Adriana Varejão, uma das participantes da exposição abreviada pelo Santander em Porto Alegre depois da grita reacionária nas redes sociais, a Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, defende a liberdade para a criação artística, Roger fez uma brincadeirinha.

Ele rabiscou uma foto da artista plástica: cruzes sobre os olhos, um falo gigante sobre a boca e, sobre a camisa branca, em cor negra, a palavra "Puta". O que Roger queria não era questionar — ele queria, claramente, agredir alguém que pensa diferente dele.

Roger tripudia de modo grosseiro sobre uma pessoa que ele acaba de derrotar. "Sempre consegui tudo o que quis", disse o músico, em 2001, em entrevista a VEJA sobre o seu QI avantajado. E agora o roqueiro conseguiu outra vez: a mostra Queermuseu que ele, como os histéricos membros do MBL (Movimento Brasil Livre), acusa de incitação à pedofilia, entre outros crimes jamais comprovados, saiu de cartaz um mês antes do previsto. Isso não parece ter satisfeito a sanha ultraconservadora de Roger, um roqueiro que já escreveu versos tão pudicos como "Quando a coisa fica dura", de Pelado, aquele clássico dos anos 1980 que foi tema da novela Brega & Chique, da Globo.

A intervenção artística tem caráter político ou de denúncia social quando se volta contra um poder estabelecido. Isso justifica, por exemplo, os protestos contra Donald Trump. Eles não são contra Trump em pessoa, ou não apenas contra ele, mas contra tudo o que ele representa: misoginia, autoritarismo, distorção da realidade pela pulverização de notícias falsas, para ficar em apenas três pontos. Donald Trump está no poder. Já Adriana Varejão acaba de ser tirada de cartaz por um movimento de que o próprio Roger Moreira é representante.

Atacá-la é espezinhá-la, uma agressão gratuita que, a título de defesa, ele chama também de humor. No Twitter, o músico vem alegando que, como a arte, o humor deve ser livre. Uma posição controversa que leva a discussões entre os próprios humoristas, a reflexões e a crises de consciência. Neste ano, a americana Kathy Griffin se deixou fotografar segurando a cabeça cortada de Trump. Era encenação, claro, e Trump é um poder constituído, mas pouco depois Kathy avaliou que passou dos limites e pediu desculpas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carros da BYD viram alvo de processos judiciais em Mato Grosso do Sul
JUSTIÇA

Carros da BYD viram alvo de processos judiciais em Mato Grosso do Sul

Polícia fecha casa de prostituição e prende proprietário
APARECIDA DO TABOADO

Polícia fecha casa de prostituição e prende proprietário

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
BRASIL

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Polícia Militar Ambiental captura lobinho em quintal de casa
NAVIRAÍ

Polícia Militar Ambiental captura lobinho em quintal de casa

Mulher apedreja viatura em feira livre em Dourados e vai presa
RUA CAFELÂNDIA

Mulher apedreja viatura em feira livre em Dourados e vai presa

CLIMA

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados

TRÁFICO

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem

ALDEIA JAGUAPIRU

Homem é encontrado morto em Dourados após sofrer agressões

ESPORTE

Ivinhema goleia Águia Negra e está na final do Campeonato Estadual

EVENTO

Prefeitura abre inscrições para seleção de artistas para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados

Mais Lidas

OBRA

Primeira rampa pública no Rio Dourados é entregue com articulação de Renato Câmara

BR-163

Comissão quer suspensão de pedágio e devolução de dinheiro antes de leilão para nova concessão

Polícia

Evento sem alvará é interditado no Centro de Dourados

PELAS RUAS DE DOURADOS

Para pagar faculdade e aluguel em Dourados, jovens se unem pelas ruas vendendo bolos de pote