quinta, 11 de dezembro de 2025
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BAIXARIA

Debate sobre arte termina em baixaria com Roger, do Ultraje

14 setembro 2017 - 14h05

Intervenção é o nome que se dá para a manifestação feita por um artista sobre algo que parece pronto, acabado – quando acontece em espaço público, sobre uma placa de rua ou a parede de um edifício, por exemplo, é chamada de intervenção artística. A ideia é deslocar significados, tirar algo de contexto e, assim, causar um certo estranhamento, provocar. Fazer pensar.

É diferente, pela intenção, da brincadeira de mau gosto de Roger Moreira, o roqueiro do Ultraje a Rigor que se orgulha de ter um QI (quoeficiente de inteligência) acima da média. Ao ler uma entrevista à Folha em que Adriana Varejão, uma das participantes da exposição abreviada pelo Santander em Porto Alegre depois da grita reacionária nas redes sociais, a Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, defende a liberdade para a criação artística, Roger fez uma brincadeirinha.

Ele rabiscou uma foto da artista plástica: cruzes sobre os olhos, um falo gigante sobre a boca e, sobre a camisa branca, em cor negra, a palavra "Puta". O que Roger queria não era questionar — ele queria, claramente, agredir alguém que pensa diferente dele.

Roger tripudia de modo grosseiro sobre uma pessoa que ele acaba de derrotar. "Sempre consegui tudo o que quis", disse o músico, em 2001, em entrevista a VEJA sobre o seu QI avantajado. E agora o roqueiro conseguiu outra vez: a mostra Queermuseu que ele, como os histéricos membros do MBL (Movimento Brasil Livre), acusa de incitação à pedofilia, entre outros crimes jamais comprovados, saiu de cartaz um mês antes do previsto. Isso não parece ter satisfeito a sanha ultraconservadora de Roger, um roqueiro que já escreveu versos tão pudicos como "Quando a coisa fica dura", de Pelado, aquele clássico dos anos 1980 que foi tema da novela Brega & Chique, da Globo.

A intervenção artística tem caráter político ou de denúncia social quando se volta contra um poder estabelecido. Isso justifica, por exemplo, os protestos contra Donald Trump. Eles não são contra Trump em pessoa, ou não apenas contra ele, mas contra tudo o que ele representa: misoginia, autoritarismo, distorção da realidade pela pulverização de notícias falsas, para ficar em apenas três pontos. Donald Trump está no poder. Já Adriana Varejão acaba de ser tirada de cartaz por um movimento de que o próprio Roger Moreira é representante.

Atacá-la é espezinhá-la, uma agressão gratuita que, a título de defesa, ele chama também de humor. No Twitter, o músico vem alegando que, como a arte, o humor deve ser livre. Uma posição controversa que leva a discussões entre os próprios humoristas, a reflexões e a crises de consciência. Neste ano, a americana Kathy Griffin se deixou fotografar segurando a cabeça cortada de Trump. Era encenação, claro, e Trump é um poder constituído, mas pouco depois Kathy avaliou que passou dos limites e pediu desculpas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Servidor público de MS encara triathlon extremo em Santa Catarina
ESPORTES

Servidor público de MS encara triathlon extremo em Santa Catarina

REGIÃO

Funcionários usam caminhão de empresa para furtar R$ 200 mil em fios

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.950 da Mega-Sena

CAMPO GRANDE

Delegado tem casa invadida e vandalizada por ladrão com tornozeleira

BRASIL

Deputado Gustavo Gayer é indiciado por desvio de cota parlamentar

JUDICIÁRIO

Acusado por homicídio de avô e neto vai a júri popular

REGIÃO

Governo divulga lista de aprovados no concurso da Polícia Civil

MONTE CASTELO

Explosivo com ameaça de morte é deixado em frente à residência

NOVA DATA

IBGE prorroga inscrições para seleções com 23 vagas em Dourados

JARAGUARI

Adolescente sofre hemorragia após ser estuprada em assentamento

Mais Lidas

Inscrições para processo seletivo do IBGE entram na reta final com 9,5 mil vagas

CLIMA

Dourados entra em alerta para vendaval com rajadas que podem chegar a 100 km/h

REGIÃO

Caminhonete é furtada em área de estacionamento de festa

COMEMORAÇÃO

Com Frei Gilson, MS celebra 90 anos da Paróquia de Dourados