Menu
Busca sexta, 22 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
TURISMO

De guerra de flor à folia na neve, veja carnavais pelo mundo

12 janeiro 2016 - 19h00

Quando o assunto é Carnaval, as primeiras cenas que vêm à cabeça remetem às escolas de samba do Rio de Janeiro, aos trios elétricos de Salvador ou aos tradicionais bonecos de Olinda. Mas se engana quem acha que a festa de Momo é exclusividade dos brasileiros.

Muitos países celebram o Carnaval ao seu modo, seja na neve ou em meio a batalhas de flores. Confira como é a folia fora do Brasil:

Veneza (Itália) – Para quem não abre mão do glamour nem mesmo durante o carnaval, Veneza é o destino ideal. A cidade conta com uma das mais tradicionais folias do mundo, cuja origem remonta ao século XVI. Além da beleza das construções históricas e dos canais que cortam o lugar, Veneza ganha ainda mais elegância durante a festa, quando as ruas se transformam em verdadeiro palco para um desfile de máscaras.

Basileia (Suíça) – Música, fantasias, alegria e... neve! Isso mesmo. Quem pretende curtir um carnaval diferente até na temperatura não deve deixar de dar um pulinho na folia da Basileia. Na cidade suíça, a festa começa às 4h da manhã da segunda-feira que antecede a quarta-feira de cinzas, e dura exatamente 72 horas.

Londres (Inglaterra) – No Brasil, costuma-se dizer que o ano só começa após o Carnaval. Agora, imagine o que seria da Inglaterra, onde a festa é celebrada apenas em agosto, se o país seguisse esta máxima? O Carnaval de Notting Hill costuma reunir mais de dois milhões de pessoas, e é uma ótima opção para quem quer cair na folia no segundo semestre.

Nova Orleans (Estados Unidos) – Nem mesmo a capital mundial do jazz resiste ao Carnaval. Durante o mês de fevereiro, a cidade norte-americana se entrega à folia com o Mardi Gras, uma festa bastante semelhante à realizada no Brasil, com direito a fantasias, desfiles em blocos e, até mesmo, carros alegóricos.

Tenerife (Espanha) – Com o maior Carnaval da Europa e o segundo maior do mundo, atrás apenas do Rio de Janeiro, a cidade de Tenerife é a melhor opção para quem busca muita agitação durante a folia. A festa oficial é composta por desfiles, murgas e grupos musicais. Já o carnaval de rua é mais informal, e reúne milhares de pessoas atrás de uma única coisa: diversão.

Colônia (Alemanha) – O pontapé inicial para a folia em Colônia é dado às 11h11 do dia 11 de novembro. Porém, as maiores celebrações acontecem nos dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, quando milhares de pessoas tomam as ruas e se divertem em desfiles regados a muita cerveja, é claro.

Goa (Índia) – Carnaval na Índia? Pode parecer estranho, mas até mesmo os indianos se rendem à festa pagã graças à influência portuguesa. A celebração acontece apenas no estado de Goa, capital do Estado Português da Índia por mais de quatro séculos. A folia conta com desfiles coloridos, danças, carros alegóricos e até um Rei Momo, incorporando ainda alguns elementos da cultura hindu.

Barranquilla (Colômbia) – Considerada a mais importante celebração folclórica da Colômbia, o Carnaval de Barranquilla foi declarado Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Unesco, em 2003. A festa, que começou a ser celebrada no século XIX, toma as ruas da cidade com uma série de eventos típicos e espetáculos coloridos.

Nice (França) – Não é só Olinda que tem desfile de bonecos gigantes. As esculturas feitas em papel machê são um dos pontos altos do Carnaval de Nice, que também conta com uma tradicional batalha de flores, deixando as ruas da cidade cobertas de pétalas coloridas. A celebração teve início no final do século XIX, quando os foliões trocavam buquês entre si.

Oruro (Bolívia) – Com mais de 200 anos de tradição, o Carnaval de Oruro começou como uma pequena celebração indígena. Hoje ocupa as ruas de toda a cidade em um enorme desfile que é considerado o maior evento anual da Bolívia. Ao final da festa, os foliões se refrescam com a tradicional batalha de água.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aposentada que teve desconto indevido no benefício será indenizada
MS
Aposentada que teve desconto indevido no benefício será indenizada
Fundação de Cultura cogita carnaval entre maio e julho em MS
PANDEMIA
Fundação de Cultura cogita carnaval entre maio e julho em MS
Dourados confirma mais quatro óbitos e chega a 210 vítimas da Covid-19
PANDEMIA
Dourados confirma mais quatro óbitos e chega a 210 vítimas da Covid-19
MIRANDA
Após roubar e ameaçar idoso de morte, homem é preso em construção abandonada
STF nega liminar contra voto presencial para presidência da Câmara
POLÍTICA
STF nega liminar contra voto presencial para presidência da Câmara
REGIÃO
Prefeitura de Rio Brilhante dinamiza serviços do laboratório central
ANASTÁCIO
Polícia flagra esquema de furto de combustível na BR-262
ARTIGO
Metas para 2021
PANDEMIA
MS confirma mais de 30 óbitos por coronavírus e ultrapassa 155 mil casos
BRASIL
TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Mais Lidas

DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado
DOURADOS
Alvo da PF, empresário foi preso com armas e fortuna ao sofrer atentado em 2019