sexta, 24 de janeiro de 2025
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Daiane dos Santos é suspensa por 5 meses, por doping

29 janeiro 2010 - 10h00

A ginasta Daiane dos Santos foi considerada culpada da acusação de doping por furosemida. Na manhã desta sexta-feira, a Federação Internacional de Ginástica divulgou em seu site que a atleta ficará cinco meses afastada das competições.

Com a decisão, a brasileira ainda pode ter esperanças de ir aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, pois a punição foi menor do que seis meses, o que tiraria as chances da atleta.

O caso

A ginasta foi flagrada em um exame antidoping feito fora de competição, em julho do ano passado. O teste de Daiane, que treinava no Clube Pinheiros, apontou a presença da substância proibida furosemida, usada para controlar o peso (diurético). No dia 30 de outubro, o resultado foi divulgado e o caso repercutiu imediatamente em todo o Brasil.

Na ocasião, o coordenador da ginástica do Pinheiros, Raimundo Blanco, admitiu estranheza sobre a possibilidade de Daiane ter utilizado uma substância proibida. "Não entendo. Ela não teria motivo para usar essa substância pois está em fase de recuperação, sem estar competindo", limitou-se a dizer Raimundo.

A defesa

O advogado de Daiane, Cristiano Caus, pretendia absolver sua cliente baseado no artigo 10.4 das normas antidoping da entidade máxima da ginástica mundial. O argumento foi que a atleta teria feito uso de um remédio com substância proibida (no caso a furosemida) "em um tratamento estético, e não para ter vantagem nas competições".

Daiane dos Santos foi campeã na prova do solo no Mundial de Anahein, em 2003, nos Estados Unidos. A última participação da atleta em competições oficiais aconteceu no dia 16 de agosto de 2008, durante os Jogos Olímpicos de Pequim.

O que diz o artigo 10.4

A eliminação ou redução de um período de suspensão pode ocorrer caso o ginasta prove que a substância encontrada não era para ganhos esportivos ou para mascarar o uso de outras substâncias. Caso obtenha sucesso, a punição pode ser apenas uma advertência. Tal recurso só é possível quando o atleta é flagrado pela primeira vez.

A Furosemida

A substância furosemida é um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), pois a mesma pode ser utilizada para mascarar o consumo de outras substâncias dopantes. Além disso, também pode ser empregada para a redução de peso, em decorrência da perda de água no organismo



Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO

Homem é preso ao ameaçar jovem após desacerto comercial

ECONOMIA

Pé de Meia não vai ser interrompido, diz Haddad após reunião

CIDADES

Morto durante confronto com a polícia em Itaporã tinha 24 anos

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade
REGIÃO 

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade

SAÚDE

Bebê que chegou morta em hospital foi sufocada e queimada

EMPREGO

Sanesul abre vagas em concurso com salários de até R$ 7.863

POLÍCIA

Homem fica em estado grave ao ser espancado por vigilantes

REGIÃO 

Reunião da Fundesporte define detalhes do Festival de Verão 2025

JUSTIÇA

Juiz impõe tratamento psiquiátrico para mãe que matou o filho

IMPOSTO

Correios começam a entregar carnês do IPTU em Dourados

Mais Lidas

FURTO

Dono de transportadora de Dourados denuncia furto de carga de 34 toneladas de fertilizantes

CRIME PASSIONAL

Autor de homicídio viu foto da ex em rede social antes de invadir bar e atirar contra casal

DOURADOS

Preso, autor de assassinato em bar já tem passagem por homicídio

DOURADOS

Família relata que casal sofria ameaças de autor de assassinato em bar