domingo, 19 de abril de 2026
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MELHORAS

Dados da segurança pública apontam redução de crimes em MS

21 agosto 2015 - 06h40

Dados apresentados nesta quinta-feira (20) pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, aos dirigentes das instituições que compõem a pasta, mostram que Campo Grande e Mato Grosso do Sul estão mais seguros. A reunião realizada no auditório da Acadepol, em Campo Grande, com comandantes e delegados integra o Programa de Redução da Criminalidade do Governo do Estado.

São números do Banco de Dados Único da Sejusp, acompanhados diariamente por uma equipe especializada e que norteiam as ações e operações das polícias em todos os 79 municípios do Estado, através da análise criteriosa dos crimes que mais impactam a sociedade que são aqueles cometidos contra a vida e o patrimônio. Também é feito um diagnóstico das atividades policiais. Todas as avaliações são do período que compreende 1º de janeiro a 31 de julho de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados mostram que os crimes com resultado morte tiveram uma redução de -17,5% em Mato Grosso do Sul, passando de 577 em 2014, para 476 em 2015, em Campo Grande a queda foi de -32,6%, com registros de 144 crimes em 2014 e 97 este ano. No caso específico dos homicídios dolosos houve queda de -22,2% em Campo Grande, com 81 mortes em 2014 e 63 em 2015. Na análise global incluindo também os municípios do interior a redução foi de -6,4%.

O secretário de Segurança avalia o resultado como muito positivo, principalmente porque do total de homicídios registrados em Campo Grande, 73% são esclarecidos, no Estado o percentual de elucidação é de 69,7%, recorde em nível do Brasil, já que nas outras unidades da federação os esclarecimentos são em torno de 30%, e maior que dos Estados Unidos onde as mortes desvendadas são pouco maior que 68%. “Essa é uma avaliação macro que mostra que avançamos muito, mas é preciso que tenhamos foco e diretrizes”, destacou Sílvio Maluf.

Outro crime que apresentou redução muito expressiva foram os homicídios culposos no trânsito. Entre janeiro e julho de 2014 foram registradas 53 mortes e este ano 30 vítimas fatais dos acidentes ocorridos em Campo Grande, uma queda de -43,4%. Em Campo Grande a redução foi de -33,1%, com 242 mortes em 2014 e 162 mortes em 2015.

A segurança pública comemora ainda as reduções nos roubos seguidos de morte em Mato Grosso do Sul, com -66,7% de ocorrências e Lesão Corporal Seguida de Morte (-33,3%). “Eu tenho orgulho da polícia com a qual eu trabalho”, elogiou o secretário Sílvio Maluf durante a apresentação dos dados.

Crimes contra o patrimônio

Dos crimes contra o patrimônio foi registrada queda de -8,3% nos roubos registrados no interior do Estado. Caíram também os roubos de veículos. Em 2014 foram 590 ocorrências em Mato Grosso do Sul e este ano 522, o que representa uma redução de -11,5%. Em Campo Grande a queda foi ainda maior, -15,2%, com 328 roubos registrados em 2014, contra 278 contabilizados de janeiro a julho deste ano.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues afirma que a Polícia Civil baliza todas as suas atividades a partir dos dados divulgados hoje, que são acompanhados diariamente e analisados em reuniões rotineiras com os diretores dos departamentos, titulares da unidade e mensalmente com uma reunião entre todas as forças da segurança pública. “São resultados muito satisfatórios, como por exemplo a resolutividade de crimes, que é a melhor do país. Com as informações centralizadas, nós temos o mesmo foco e eficácia nas ações”, afirma o Delegado-Geral.

Também caíram os roubos a residências nos municípios do interior do Estado (-1,9%), à comércios (-10,6%) e os roubos em via pública (-7,8%). “São resultados do compromisso feito entre o governador do Estado, o secretário de Segurança Pública e os gestores das instituições de segurança pública, no sentido de fazer uma ação forte de combate aos crimes, não apenas no combate aos grandes ilícitos como o tráfico de drogas, mas também daqueles crimes contra o patrimônio, que acabam gerando uma sensação de insegurança na comunidade. Nesse sentido realizamos a distribuição dos quantitativos humanos nas áreas mais críticas e concentramos ações e saturação na capital, que contribuíram para os bons resultados”, explica o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho.

O secretário Sílvio Maluf diz que em alguns crimes contra o patrimônio os números ainda estão altos, mas que estão em andamento ações policiais e políticas públicas para reduzir os índices criminais. “São crimes resultantes por exemplo do uso de drogas, que as pessoas cometem para sustentar o vício, como o roubo e o furto, então já estamos trabalhando nessa causa, com ações pontuais de combate ao tráfico e fechamento de pontos de vendas de drogas”, finaliza o secretário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização
INTERNACIONAL

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
POLÍTICA

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira
CAMPO GRANDE

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais
POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF
JUSTIÇA

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF

SAÚDE

Dourados ultrapassa 5 mil casos de chikungunya e tem 8 mortes, com 2 em investigação

SAÚDE

Goiás tem 42% dos casos de síndrome respiratória até 2 anos de idade

DOURADOS

Inmet prevê onda de calor em Dourados com temperaturas até 5 °C acima da média nesta semana

DIREITOS HUMANOS

No Dia dos Povos Indígenas, organizações cobram demarcações e proteção

DOURADOS

Após discussão, homem atinge portão com carro e mulher fica ferida

Mais Lidas

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

RIO NEGRO

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

DOURADOS

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

REGIÃO

Trio que violou sepultura para cometer necrofilia contra vítima de feminicídio é preso