Na tarde da última terça-feira (30) nas dependências do Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa Portadora de Deficiência “Dorcelina Folador”, foi realizada a formatura de mais 12 alunos que foram capacitados com técnicas de massoterapia. Entre os alunos, pessoas com deficiência física, visual e profissionais em busca de uma melhor qualificação.
Foram 30h/aula distribuídas em nove horas por semana. As aulas foram possíveis graças a uma parceria entre o Senai e a Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária, mantenedora do Centro Dorcelina Folador.
Os participantes do curso foram ensinados a fazer a “Quick Massage” (massagem rápida) que é indicada para quem procura um atendimento rápido, principalmente para pessoas que possuem pouco tempo e que sofrem com as conseqüências da agitada vida urbana, afinal uma sessão de Quick Massage dura em média entre 15 e 20 minutos.
Para realizar a massagem é preciso uma cadeira especialmente projetada onde o paciente fica numa posição muito confortável e relaxante, o que permite que o massagista possa trabalhar de maneira fácil e com ótimos resultados a região cervical, ombros, membros superiores e região dorsal.
Quem participou do curso garante estar preparado para o mercado de trabalho. “Agora só falta os clientes”, afirma o cego José do Carmo de Souza, ele ressalta ainda que o mercado de trabalho para quem possui qualquer tipo de deficiência é bastante difícil. “Para a gente arrumar emprego não é nada fácil, e cursos como este já ajudam muito a gente, ensinam uma profissão”, explica. “Os alunos foram bastante esforçados e estão prontos para o mercado de trabalho”, afirma a instrutora do curso, Ani Carla Rigo.
Já Cássia Luzia, não possui nenhuma deficiência física e entrou no curso para aperfeiçoar seu trabalho. “Eu já trabalhava com massagem, vim fazer para aprender mais, o que foi uma experiência nova para mim, pois pude fazer mais amizades e trabalhar junto com pessoas bastante especiais”, explica Luzia ressaltando a diversidade do grupo.