quinta, 16 de janeiro de 2025
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Cúpula do PT defende aliança formal com PMDB

19 fevereiro 2010 - 16h30

Sem incluir a aliança com o PMDB na resolução que estabelece diretrizes para um futuro governo petista caso a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) vença a disputa de outubro, a cúpula do PT saiu hoje em defesa da união formal com os peemedebistas.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse nesta sexta-feira que os petistas estão dispostos a "casar" com o PMDB, mesmo sem mencionar explicitamente a aliança nas diretrizes de governo.

"Numa resolução como essa, não cabe você ficar nominando os partidos. Por que não cita o PDT, o PTB, todos os partidos? A ação com os partidos não acontece em função do tipo de resolução. Nós queremos casar, sim, com o PMDB. Estamos casados hoje sob o governo Lula. E queremos continuar casados sendo governo Dilma", disse Dutra.

O presidente do PT afirmou que, apesar de um grupo de delegados criticar a união com os peemedebistas, o partido está unido em torno da governabilidade --o que incluiu a aliança com outras legendas da base. "A unidade que está tendo aqui, que se expressou no documento, não é uma unidade artificial, arrancada a fórceps."

Na resolução com as diretrizes para um eventual programa de governo de Dilma, o PT manteve a disposição de firmar alianças com partidos de centro-esquerda em torno do nome de Dilma, mas não fez menção específica à aliança com o PMDB --como foi defendido por delegados do partido.

O deputado José Genoino (PT-SP) apresentou emenda que pedia a inclusão, no texto, da aliança prioritária com o PMDB nas eleições de outubro. A emenda acabou derrubada pela maioria dos delegados, que mantiveram o texto original, que menciona apenas a necessidade de o PT "fortalecer um bloco de esquerda e progressista, amparado nos movimentos sociais".

O partido cita, no texto, apenas o PSDB, DEM e PPS como opositores diretos do PT nas eleições de 2010. Na prática, o partido estaria liberado a firmar alianças com todas as demais legendas de centro-esquerda, com exceção dos partidos de oposição.

"De um lado, os neoliberais representados pela aliança DEM/PSDB/PPS, derrotados em 2002 e 2006, encurralados ideologicamente depois da crise econômica global e sem projeto para o país. De outro, o projeto popular implementado por Lula que levou o Brasil a deixar o papel de ator coadjuvante na cena mundial", diz o texto.

Alianças

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), ex-presidente nacional do PT, disse que o partido não pretende priorizar alianças porque considera que todas as legendas da base são importantes para as eleições presidenciais. "Ontem foi ao ar programa do PSB que coloca dúvida sobre as eleições de 2010. Queremos fazer o debate com todos, mas não queremos estabelecer nenhuma prioridade, mesmo que baseada na questão programática", afirmou.

Para o petista Marcos Sokol, que disputou a presidência do PT, a aliança com o PMDB é um erro na história do partido. "Questiona aliança com o PMDB. "Aliança para que? Para continuar o balcão de negócios que resultou no mensalão?", questionou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NAVIRAÍ

Ossada humana é encontrada em área de preservação ambiental

MERCADO FINANCEIRO

Dólar sobe e fecha a R$ 6,05, de olho em atividade no Brasil

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca
PARANAÍBA

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca

EMPREGO

CREA/MS abre concurso com vagas imediatas e salários de até R$ 7,6 mil

AMAMBAI 

Homem é preso ao tentar emitir nova carteira de identidade

EDUCAÇÃO

Quase 3,8 mil pessoas têm nota para o Pé-de-Meia Licenciaturas em MS

CORUMBÁ

Prefeitura é alvo de investigação por inadimplência com o Fonplata

FLAGRANTE

Embarcação com cigarros eletrônicos é apreendida próximo a divisa entre MS e Paraná

TACURU

Briga entre jovens termina em adolescente esfaqueado

BRASIL

Ministro diz que fusão entre Azul e Gol pode reduzir preço de passagem

Mais Lidas

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

FRONTEIRA

Irmãos são encontrados mortos às margens de estrada vicinal

LEI SANCIONADA

Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente fatal se apresenta à polícia, é ouvido e liberado