Menu
Busca quinta, 03 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905

Carnaval pede atenção com os olhos; excesso de maquiagem e aglomerações

05 fevereiro 2013 - 16h20






Todo ano o carnaval aumenta o número de consultas nos serviços de oftalmologia. ”Ao primeiro sinal de desconforto, medidas simples como higienizar os olhos e aplicar compressas quentes ou frias, de acordo com a alteração, podem diminuir a chance de agravar os problemas que surgem neste período”, afirma o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. Quando o desconforto persiste, ele aconselha consultar um especialista.

O médico afirma que o excesso de maquiagem no carnaval aumenta o risco de mulheres e crianças contraírem blefarite (inflamação da pálpebra) e conjuntivite (inflamação da conjuntiva) tóxica ou alérgica.

As aglomerações nos salões também facilitam a disseminação da conjuntivite viral e bacteriana. Apesar do vírus se espalhar mais rápido no período do frio, ele ressalta que no carnaval a imunidade de muitas pessoas diminui por conta do sono e alimentação irregulares. Isso torna a conjuntivite viral mais comum que a bacteriana, observa.

Crianças têm olhos mais sensíveis

Um estudo feito por Queiroz Neto mostra que entre mulheres 70% dos casos de blefarite resultam da oleosidade da pele associada ao excesso de maquiagem. Isso porque, a soma desses dois fatores entope as glândulas da pálpebra que produzem a camada oleosa da lágrima. Outros 30% são causados por alergia de contato com a maquiagem que inflama estas glândulas. Nas crianças, ele diz que a doença é sempre decorrente de uma reação alérgica já que na infância a produção de hormônios sexuais não é suficiente para tornar a pele oleosa.

O médico destaca que as mães devem evitar maquiagem nos olhos dos filhos. Isso porque, na infância o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e a exposição precoce pode fazer com que se tornem intolerantes a diversas sustâncias. Mesmo os produtos infantis podem causar alergia ou conjuntivite tóxica em crianças, porque elas se esquecem que estão maquiadas e esfregam os olhos. Para enfeitar a garotada, ele diz que o ideal são substâncias inócuas como a pasta d’água que protege a pele de brotoejas e os olhos de reações alérgicas.

Cuidados com lente de contato

Queiroz Neto ressalta que a lente de contato deve ser colocada sempre antes da aplicação da maquiagem e retirada antes da remoção. “Passar a noite nos salões usando lente de contato aumenta o risco de contaminação e inflamação da córnea” afirma. Ele explica que isso acontece porque a lente diminui a quantidade de oxigênio que chega à córnea. Essa dificuldade de respiração, associada à menor produção da lágrima durante a noite torna a membrana mais frágil. É por isso que dormir com lente pode cegar. Qualquer desconforto nos salões sinaliza que a saúde do olho está sendo comprometida. A recomendação é instilar lágrima artificial. Caso o desconforto persista deve interromper o uso da lente e consultar um oftalmologista.

Sintomas e prevenção

Pálpebra inchada, olhos irritados, coceira, fotofobia (aversão à luz) e lacrimejamento são sinais tanto da conjuntivite quanto da blefarite. A diferença é que na blefarite a borda da pálpebra incha mais e os cílios podem apresentar caspa.

Já na conjuntivite tóxica e alérgica os olhos apresentam secreção aquosa, na viral a secreção é viscosa e na bacteriana é purulenta.

As dicas de prevenção do médico são:

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
PIB cresce 7,7% do segundo para o terceiro trimestre, diz IBGE
Celular de empresa é furtado e autor é encontrado na Casa da Acolhida
DOURADOS 
Celular de empresa é furtado e autor é encontrado na Casa da Acolhida
Homem é apreendido com mais de 450 celulares contrabandeados
DESCAMINHO
Homem é apreendido com mais de 450 celulares contrabandeados
LEGISLATIVO DE MS
Pautados quatro projetos de lei para a sessão desta manhã
Com cidade tomada por mato, prefeitura reforça apelo judicial para destravar limpeza
DOURADOS
Com cidade tomada por mato, prefeitura reforça apelo judicial para destravar limpeza
EDUCAÇÃO
FNDE prorroga prazo para renovação semestral do Fies
POLÍCIA
Grupo aborda vítima e rouba celular na Vila Olímpica
ECONOMIA
Nota MS Premiada distribui R$ 3 milhões em prêmios
POLÍCIA
Homem tem moto furtada no Alto das Paineiras
APARECIDA DO TABOADO
Cocaína avaliada em R$ 18 milhões é encontrada em caminhão parado em posto

Mais Lidas

PANDEMIA
Casos de coronavírus levam fechamento de três agências bancárias em Dourados
POLÍCIA
Homem é encontrado morto em ponte próximo à Vila Cachoeirinha 
MAUS TRATOS
Mãe é denunciada após apagar cigarro na mão da filha em Dourados
CAARAPÓ
Jovem que matou companheira com mata-leão é autuado em flagrante por homicídio doloso