Menu
Busca quinta, 09 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Carnaval pede atenção com os olhos; excesso de maquiagem e aglomerações

05 fevereiro 2013 - 16h20






Todo ano o carnaval aumenta o número de consultas nos serviços de oftalmologia. ”Ao primeiro sinal de desconforto, medidas simples como higienizar os olhos e aplicar compressas quentes ou frias, de acordo com a alteração, podem diminuir a chance de agravar os problemas que surgem neste período”, afirma o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. Quando o desconforto persiste, ele aconselha consultar um especialista.

O médico afirma que o excesso de maquiagem no carnaval aumenta o risco de mulheres e crianças contraírem blefarite (inflamação da pálpebra) e conjuntivite (inflamação da conjuntiva) tóxica ou alérgica.

As aglomerações nos salões também facilitam a disseminação da conjuntivite viral e bacteriana. Apesar do vírus se espalhar mais rápido no período do frio, ele ressalta que no carnaval a imunidade de muitas pessoas diminui por conta do sono e alimentação irregulares. Isso torna a conjuntivite viral mais comum que a bacteriana, observa.

Crianças têm olhos mais sensíveis

Um estudo feito por Queiroz Neto mostra que entre mulheres 70% dos casos de blefarite resultam da oleosidade da pele associada ao excesso de maquiagem. Isso porque, a soma desses dois fatores entope as glândulas da pálpebra que produzem a camada oleosa da lágrima. Outros 30% são causados por alergia de contato com a maquiagem que inflama estas glândulas. Nas crianças, ele diz que a doença é sempre decorrente de uma reação alérgica já que na infância a produção de hormônios sexuais não é suficiente para tornar a pele oleosa.

O médico destaca que as mães devem evitar maquiagem nos olhos dos filhos. Isso porque, na infância o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e a exposição precoce pode fazer com que se tornem intolerantes a diversas sustâncias. Mesmo os produtos infantis podem causar alergia ou conjuntivite tóxica em crianças, porque elas se esquecem que estão maquiadas e esfregam os olhos. Para enfeitar a garotada, ele diz que o ideal são substâncias inócuas como a pasta d’água que protege a pele de brotoejas e os olhos de reações alérgicas.

Cuidados com lente de contato

Queiroz Neto ressalta que a lente de contato deve ser colocada sempre antes da aplicação da maquiagem e retirada antes da remoção. “Passar a noite nos salões usando lente de contato aumenta o risco de contaminação e inflamação da córnea” afirma. Ele explica que isso acontece porque a lente diminui a quantidade de oxigênio que chega à córnea. Essa dificuldade de respiração, associada à menor produção da lágrima durante a noite torna a membrana mais frágil. É por isso que dormir com lente pode cegar. Qualquer desconforto nos salões sinaliza que a saúde do olho está sendo comprometida. A recomendação é instilar lágrima artificial. Caso o desconforto persista deve interromper o uso da lente e consultar um oftalmologista.

Sintomas e prevenção

Pálpebra inchada, olhos irritados, coceira, fotofobia (aversão à luz) e lacrimejamento são sinais tanto da conjuntivite quanto da blefarite. A diferença é que na blefarite a borda da pálpebra incha mais e os cílios podem apresentar caspa.

Já na conjuntivite tóxica e alérgica os olhos apresentam secreção aquosa, na viral a secreção é viscosa e na bacteriana é purulenta.

As dicas de prevenção do médico são:

Deixe seu Comentário

Leia Também

INFORME PUBLICITÁRIO
Armas de fogo, em mãos de pessoas de bem, não precisam atirar!
RIBAS DO RIO PARDO
Polícia Civil desconfia, desmonta Fusca e encontra mais 28 kg de maconha
FERIADO
Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados
ECONOMIA
Governo vai pagar conta de luz dos consumidores de baixa renda por 3 meses
POLÍCIA
Proprietário de Frigorífico é encontrado morto em Deodápolis
TEMPO
Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
CAMPO GRANDE
Bandidos ameaçaram cortar dedos de mãe e filho feitos reféns em assalto
ECONOMIA
Emendas do senador Nelsinho atende Dourados e mais quatro municípios
AQUIDAUANA
Homem que emprestou moto a autor de feminicídio responderá criminalmente
REGIÃO
Pagamento das parcelas do FCO empresarial está suspenso até dezembro

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tenta desviar de buraco, é atropelada por carreta e morre
DOURADOS
Assassinos de homem no Parque das Nações roubaram celular de testemunha
DOURADOS
Na volta ao atendimento, populares formam filas longas em frente a agências bancárias
DOURADOS
Mulher morta em acidente cursava pedagogia e terá corpo levado a Naviraí