Qualquer pessoa pode conferir informações sobre os documentos sem sair de casa,
visitando o site da Empresa: http://www.correios.com.br/
Desde 1981 os Correios disponibilizam à população o serviço de achados e perdidos voltado para documentos pessoais. Na capital, são entregues nas agências ou depositados nas caixas de coletas entre 40 e 50 documentos por dia, somando mais de mil ao final do mês. Apesar disso, apenas 10% deles são retirados pela população.
Com o serviço, o documento pode ser resgatado na hora, pelo valor de R$ 3, 50 por pessoa, independente do número de documentos. Caso fosse fazer a 2ª via, além do tempo de espera o cidadão pagaria uma taxa maior pela obtenção do documento. Só para o RG, que corresponde a 60% dos documentos perdidos, o valor atual para 2ª via é de R$ 55,48.
Depois dos RGs, os CPFs somam 20% do total de documentos e os 20% restantes ficam entre Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento, CNH e documentos de Veículos, Títulos Eleitorais, e outros.
Como encontrar
Qualquer pessoa pode conferir informações sobre os documentos sem sair de casa. Diariamente, são atualizadas as listagens disponíveis pelo CAC ( 3003-0100 -Capital e 0800 725 7282 para outra localidades ) que atende de segunda a sexta, das 8h às 22h, e no site da Empresa: http://www.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/.
Os documentos são retirados na agência centralizadora de cada localidade onde há também uma listagem, atualizada quinzenalmente. Em Campo Grande o local é a Agência Central, na Av. Calógeras, 2.309 . Os municípios de Dourados, Ponta Porã e Corumbá também oferecem o serviço.
Os documentos que chegam aos Correios são cadastrados por 60 dias. Se não forem retirados voltam aos órgãos emissores respectivos. (RG: Secretaria de Segurança Pública; CPF: Receita Federal).