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Corredor ferroviário bioceânico tem 4.269 km de extensão

30 janeiro 2004 - 15h05

Uma extensa estrada de ferro com 4.269 quilômetros parte de Santos, no litoral paulista, atravessa quatro países passando por regiões altamente produtores como o interior de São Paulo e Oeste do Mato Grosso do Sul, aventura-se pelo Pantanal, escala a Cordilheira dos Andes e desliza pelo deserto mais seco do mundo, no Atacama, até chegar a Antofagasta, na costa chilena. Esse é o primeiro corredor ferroviário bioceânico da América do Sul, redescoberto por uma equipe do Ministério dos Transportes que fez o percurso de trem em mais de uma semana, fotografando, anotando todos os dados técnicos para subsidiar o 1º Encontro Internacional reunindo autoridades e empresários do Brasil, Argentina, Chile e Bolívia, que será realizado no dia 4 de fevereiro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, para tratar do assunto.
O evento vai selar o compromisso das autoridades desses quatro países na recuperação e operacionalização desse corredor ferroviário, que além da importância estratégica de integração física do Continente e de sua utilização para o turismo, passará a ser rota de escoamento da produção do Mercosul com destino ao mercado asiático via portos do Chile. “A distância que separa o Brasil da Índia e da China, por exemplo, será encurtada em mais de 7 mil quilômetros com a rota bioceânica. Isso significa custo menor de transporte e produtos mais competitivos”, destaca o secretário de Infra-Estrutura e Habitação, Carlos Augusto Longo Pereira.
As condições físicas do corredor ferroviário serão apresentadas pela missão do Ministério dos Transportes que fez o percurso. Longo Pereira salientou que o pior trecho é o brasileiro, entre Bauru (SP) e Corumbá, que, entretanto, já está com recuperação garantida por um consórcio de empresas liderado pela Brasil Ferrovias e que reúne também a Rio Tinto, Vale do Rio Doce, Cargil e Ordebrecht. Serão investidos R$ 80 milhões nas obras

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