Menu
Busca terça, 11 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Cooperação internacional: UFGD recebe representantes da UPAP

03 março 2011 - 17h16

Representantes da Universidade Artística e Politécnica do Paraguai (UPAP), Campus de Pedro Juan Caballero, estiveram em reunião na manhã de hoje (03) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para iniciar o diálogo sobre um acordo de cooperação entre as instituições.

Participaram da reunião o reitor Damião Duque de Farias, o pró-reitor de Ensino de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudio Vasconcelos, e o chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI), Marcos Antônio Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e o diretor Jose Ramon Lecón e as professoras Angelica Croskey e Dixie Croskey, da Universidade Artística e Politécnica do Paraguai (UPAP).

Ficou prevista para o mês de maio a viagem de uma comitiva da UFGD, formada por diretores e professores da Faculdade de Ciências da Saúde e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, ao campus de Pedro Juan Caballero, já que são Faculdades de interesse inicial para futuras parcerias. A assinatura do termo de cooperação internacional também está planejada para maio.

O campus de Pedro Juan Caballero possuiu 400 alunos e entre os principais objetivos da parceria com a UFGD estão a troca de experiências e conhecimentos entre professores e acadêmicos, a realização de ações para qualificação dos docentes, a execução de projetos, a participação em programas de pós-graduação e o intercâmbio acadêmico e docente.

O reitor Damião Duque de Farias agradeceu a visita e colocou a universidade à disposição para que sejam iniciadas alianças, não só pela localização estratégica da UFGD na fronteira, mas pela possibilidade de colaboração para produção de Ciência e Tecnologia em conjunto com instituições nacionais e internacionais.

Para o diretor Jose Ramon Lecón, as problemáticas e relações complexas da fronteira podem pautar os projetos, como as temáticas de drogas e dengue, por exemplo, aproveitando o potencial das universidades para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Além disso, o diretor acredita que o intercâmbio entre as UFGD e a UPAP pode enriquecer a formação de professores, as pesquisas e as publicações científicas, por meio de uma estratégia de avanços a médio e longo prazos.

Saiba mais sobre a UPAP no site: www.upap.edu.py

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARANAÍBA
Jovem mata ex-namorado da mãe a facadas após presenciar agressão
SENADO
CPI vai questionar negociações do Itamaraty para garantir cloroquina
ANHANDUÍ
Pedestre morre após ser atropelado por caminhão baú na BR-163
IMUNIZANTES
Saúde receberá 8,2 milhões de doses de vacina até sexta-feira
Homem que abusou da mulher é denunciado por estuprar a filha
FUTEBOL
Costa Rica vence Aquidaunense e retoma a liderança do Estadual
CRIME AMBIENTAL
Animais são abandonados, morrem e mulher é multada em R$ 4 mil
JUSTIÇA
Juiz determina que Carla Zambelli tire vídeo da canção 'Milla' do ar
CAPITAL
Homem morre após cair de três metros ao conferir estoque de loja
TJ/MS
Concurso Extrajudicial terá audiência pública no dia 27 de maio

Mais Lidas

PANDEMIA
Levado pela Covid-19, "João da União" deixa legado para família e em Dourados
DOURADOS
Homem morre no HV após acidente com condutor que empinava moto
INDÁPOLIS
Homem assassinado em distrito sofreu vários golpes de facão e teve mão decepada
DOURADOS
Juiz manda Câmara exonerar nomeados e realizar novo concurso público