domingo, 16 de novembro de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Contribuintes devem receber carnê do IPVA até terça-feira

12 dezembro 2009 - 08h56

Até a próxima terça-feira, dia 15 de dezembro, todos os contribuintes já deverão ter recebido o carnê para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2010. No total, foram impressos 575.495 pela secretaria estadual de Fazenda (Sefaz). “Quem não receber, deve acessar o site da Sefaz no endereço www.sefaz.ms.gov.br e imprimir a guia para pagamento”, explica o superintendente de Gestão da Informação (SGI) da Sefaz, André Luiz Cance.

Os proprietários de veículos terão, conforme Cance, redução em torno de 11% no valor do IPVA, sendo 8% da desvalorização constatada pela tabela Fipe e mais 3% concedido pelo governador André Puccinelli. “Esse percentual é a média, mas há carros que apresentaram desvalorização de até 20%, o que dará um desconto total maior, de 23%. Os carnês também trazem o desconto de 3% discriminado”, analisa o superintendente.

De acordo com Cance, foram emitidos 19.716 carnês de IPVA referente a caminhões e ônibus; 248.963 de motos e ciclo motores e 306.816 automóveis e utilitários. As alíquotas para pagamento do tributo são 2,5% para veículos de passeio; 1,5% para caminhões, ônibus e microônibus e 2% para motocicletas, quadriciclos e triciclos.

As isenções e imunidades no Estado somam 47.716 para veículos automotores e 282.295 para veículos com mais de 15 anos de fabricação. Também estão isentos de IPVA veículos zero quilômetros. As motocicletas zero quilômetro até 150 cilindradas têm 50% de desconto no imposto.

Outra novidade este ano é a redução da base de cálculo do IPVA em 50% para frotas compostas por mais de 30 veículos registrados, passando de 1,5% para 0,75%. Para isso, as empresas têm prazo até o dia 10 deste mês para solicitar o benefício à Sefaz.

Pagamento

O proprietário de veículo poderá pagar o IPVA 2010 à vista ou em três parcelas. A cota única com 10% de desconto vence no dia 29 de janeiro de 2010. Quem optar pelo pagamento em três vezes, a primeira parcela também vence em 29 de janeiro de 2010; a segunda em 26 de fevereiro e a terceira em 31 de março de 2010. O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 25,00, no caso de veículos de duas rodas (motocicletas) e R$ 50,00 para os demais veículos.

Até a data do vencimento, o pagamento do IPVA 2010 deve ser feito nos bancos credenciados, além de casas lotéricas, Correios, Agências Fazendárias (Agenfas) ou nos postos de arrecadação do Detran/MS. Após o vencimento, o proprietário de veículo deve procurar uma Agência Fazendária ou acessar o site da Sefaz (www.sefaz.ms.gov.br) ou no site o ICMS Transparente (www.icmstransparente.ms.gov.br) para a emissão de uma nova guia com acréscimos de multas e juros, com nova data de vencimento.




Deixe seu Comentário

Leia Também

Peças pré-colombianas do Museu do Marajó são digitalizadas em 3D

Peças pré-colombianas do Museu do Marajó são digitalizadas em 3D

Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
EDUCAÇÃO

Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza

DOURADOS

OAB e Prefeitura lançam campanha para ajudar vítimas de Rio Bonito do Iguaçu

Igreja Católica divulga programação das celebrações fúnebres de padre morto em Dourados
TRAGÉDIA

Igreja Católica divulga programação das celebrações fúnebres de padre morto em Dourados

CAMPO GRANDE

Homem é socorrido após ser esfaqueado pela esposa, que segue foragida

FUTEBOL

Flamengo goleia Sport e assume liderança do Campeonato Brasileiro

BR-163

Motorista é preso transportando 300 caixas de vinhos contrabandeados

SAÚDE

MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS

DOURADOS

Investigação avança e mais três envolvidos na morte do padre são detidos

POLÍTICA

Senado retoma debate sobre aumento de tributação para plataformas de apostas e fintechs

Mais Lidas

REGIÃO

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

INVESTIGAÇÃO

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

INVESTIGAÇÃO

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Empresa que fará projeto para construção da Ceasa de Dourados é definida