O uso de pneus recauchutados em motocicletas está com os dias contados, pois uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibiu a utilização de pneus recapados, recauchutados, reformados ou remoldados em motos em todo o Brasil.
Além das motocicletas, a resolução vale para motonetas (como as do modelo Jog e Biz) e ciclomotores (Garelli e Mobilette). A medida, conforme a resolução, é para dar mais segurança a motociclistas e passageiros, já que no entender do conselho os pneus remoldados não oferecem a mesma eficácia que os novos e furam com maior facilidade, proporcionando, nesses casos, acidentes que podem levar a morte dos envolvidos.
Uma economia que aliás faz diferença, pois na compra de cada pneu o cliente economiza até R$ 30,00 já que hoje um pneu novo custa entre R$ 50,00 e R$ 80,00, enquanto um recauchutado não sai por mais de R$ 45,00. A média de troca de pneus entre os mototaxistas é de dois novos a cada 45 dias, sendo assim a cada ano, se optar por recapados ou remoldados, poderá economizar até R$ 480,00.
Eles concluíram que pneus nesse estado colocam em risco a segurança das motos, menos estáveis do que outros veículos. Rodas trincadas, quebradas ou deformadas também estão proibidas. O uso de rodas e pneus nessa situação passa a ser considerado infração grave, cujas penalidades são multa e retenção do veículo para regularização.
A recauchutagem de pneus é prática comum, sendo que nas borracharias não é difícil encontrar um motociclista que recorre aos chamados riscos para melhorar o estado do pneu. Antes de ficar completamente careca, o borracheiro faz cortes superficiais (riscos) que equivalem aos sulcos responsáveis pela aderência ao solo.
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