O ganho de peso excessivo e a prevenção de doenças crônicas podem ser evitados com o consumo de grãos integrais. Fazer a substituição de grãos refinados é mais saudável, principalmente entre os adolescentes.
Uma pesquisa foi realizada nos Estados Unidos para analisar a ingestão de grãos integrais por dois grupos de adolescentes, ao longo de cinco anos. Cerca de 11% dos jovens do sexo masculino e 13% do feminino relataram que consumiam mais do que uma porção de grãos integrais.
A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, explica que a ingestão de alimentos rápidos e calóricos – fast food, refrigerantes, doces, dentre outros, muito consumido pelos adolescentes –, pode ser um fator da baixa alimentação com produtos integrais.
“No entanto, com auxílio da Educação Nutricional, mostrando os benefícios desses alimentos para a saúde, o aumento do consumo de alimentos integrais pode vir a ser satisfatório, lembrando que o consumo de fibras para essa faixa etária é torno de15 a 20 gramas/dia”, reforça a nutricionista.