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Consumidor deve ter cautela ao comprar pela internet no final do ano

21 dezembro 2009 - 17h22

As ofertas de final de ano promovidas por diversos sites de compras online e a impaciência de enfrentar os shoppings e as lojas de ruas sempre lotados nessa época do ano fazem das compras online uma opção bastante prática e rápida.

Hugo Costa, diretor da ACI Worldwide, empresa especializada em segurança de transações eletrônicas, diz que esse tipo de transação cresceu em média 20% ao ano nos últimos cinco anos. Uma boa notícia que exige dos consumidores muita cautela porque as fraudes também se tornam mais frequentes.

- Os bancos e sites confiáveis se esforçam cada vez mais para oferecer segurança na hora da compra pela internet. O problema é que o consumidor desatento pode sofrer prejuízos durante várias etapas de sua compra.

Além da vulnerabilidade provocada pela falta de programas como o antivírus, antispyware e firewall, que evitam que algum criminoso monitore todos os passos do internauta, há crimes praticados via spam – propaganda indesejada recebida por e-mail.

É muito comum que no final do ano, as caixas de mensagem fiquem entupidas de propagandas exageradas, muitas delas com links cheios de vírus ou que direcionam para sites falsos. Nessas páginas, quem digita seus documentos, senhas e número do cartão de crédito certamente será vítima de um golpe.

Eduardo Godinho, técnico em segurança da TrendMicro diz que programas antifraude nunca devem ser deixados de lado, mas há outros cuidados a serem tomados.

No caso dos links recebidos por e-mail, basta colocar o mouse sobre o link e verificar se o endereço que aparece no rodapé do navegador vai realmente para a página da loja, mas o ideal é entrar nesse tipo de site digitando o endereço diretamente no navegador.

- Hoje em dia temos empresas que participam de redes sociais. Muitas delas usam o Twitter para fazer promoções. O usuário precisa ter cuidado ao clicar em links porque essas redes possuem lojas que fazem promoções a partir da divulgação de links. No caso do Twitter, os links originais são encurtados para caber nas mensagens. Para evitar que se clique em links falsos ou maliciosos, o internauta precisa clicar apenas naqueles que fazem parte de um perfil comprovadamente verdadeiro da empresa.

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