quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Conselho sugere auditoria externa independente para apurar dívidas da Funsaud

27 janeiro 2021 - 12h31Por André Bento

A Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados) pode ser alvo de auditoria independente para apuração do valor real em dívidas e respectivas origens. Criada em 2014 para administrar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital da Vida, ela esteve sob intervenção do Poder Executivo municipal por mais de um ano, entre junho de 2019 e setembro de 2020, em decorrência de crise financeira e administrativa agravada por dívidas originalmente superiores a R$ 21 milhões.

A possibilidade de auditar as contas foi discutida pelo Conselho Curador no dia 19 de janeiro. Conforme a ata dessa reunião, publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira (26), foi deliberado que antes de decidirem sobre a contratação, os conselheiros vão analisar os documentos dos quais já dispõe. 

Atual presidente, Everaldo Leite Dias destacou ter constatado em diversas atas de reuniões que há quatro anos não é apresentada para análise e aprovação a prestação de contas da Fundação, conforme preceitua o artigo 22, XII do Decreto nº 1.072 de 14 de maio de 2014. “Muito se fala em dívidas da Funsaud, mas não é possível mensurar o número real deste fato”, pontuou o conselheiro, conforme a ata.

Ainda segundo essa publicação, a conselheira Maria Piva Fujino sugeriu a análise de um levantamento minucioso do relatório de auditoria nº 34, realizado pelo Componente Municipal de Auditoria do Município, “uma vez que o mesmo pode dar subsídio para possíveis decisões” do conselho. 

Também foi relatado que o conselheiro Wando Capistana da Silva informou estar em andamento uma auditoria do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), ainda não finalizada, possivelmente útil para o estudo. 

Ele acrescentou que “a Secretaria Municipal de Saúde possui uma equipe técnica de profissionais de carreira que podem auxiliar este trabalho, juntamente com o Controle Interno da própria Funsaud, a qual conta, também, com profissionais de carreira, e muito podem contribuir tecnicamente para tais fins”.

Por fim, os conselheiros deliberaram, por maioria, suspender o debate até que haja a análise dos relatórios já disponíveis. Findado esse trabalho, deve ser convocada reunião extraordinária para decidir sobre a necessidade da contratação de auditoria externa independente. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo