Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2020
(67) 9860-3221
Saúde e Bem-estar

Conheça mais sobre a Ortodontia

16 março 2020 - 10h09Por Uniodonto

Muito mais que corrigir a posição dos dentes para fins estéticos, os aparelhos ortodônticos podem ter a importante função de melhorar a mastigação, a fala, a qualidade da respiração, entre outras. Os primeiros dispositivos surgiram na França, em 1728, quando o médico Pierre Fouchard, considerado o pai da odontologia, produziu um aparelho em couro duro que era amarrado aos dentes, pressionando-os para que mudassem de posição.

Quase três séculos depois, a odontologia possui uma área específica para essa finalidade, a ortodontia. Seu objetivo é prevenir, interceptar ou corrigir o mau posicionamento dos dentes e das estruturas ósseas da face, promovendo um equilíbrio dental e/ou facial.

Mais importante do que a técnica ou aparelho utilizado está a figura do cirurgião-dentista e, com maior treinamento específico, o especialista em ortodontia. O ortodontista é quem, por meio do estudo do caso, determinará o tipo de aparelho mais indicado para promover o tratamento que resultará na melhoria estética e funcional.

Cada caso é diferente do outro, porém na maioria deles, um tratamento ortodôntico passa por 3 passos, conheça agora esses passos e para que serve cada um deles. 

Aparelho Fixo.

O aparelho fixo é uma estrutura que possibilita a movimentação dos dentes através da aplicação da força. Por meio de um arco que fica fixado aos braquetes (pequenas peças coladas aos dentes), o ortodontista vai promovendo o alinhamento e, assim, corrigindo problemas, tanto estéticos quanto funcionais.

Aparelho móvel?

O aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações dentárias e, principalmente, tem a função de reorganizar as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. O aparelho móvel influencia diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada. Por isso, usá-lo desde criança ajuda a evitar muitos problemas no futuro.

Contenção

A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo. Ou seja, o ortodontista poderá utilizar desses recursos para o ajuste do sorriso, englobando o uso de ambos os aparelhos e cada um cumprindo com seu objetivo.

É claro que essa área da odontologia não se resume apenas a isso, porém essas 3 partes são as mais conhecidas pelas pessoas.
Nós da Uniodonto de Dourados temos o orgulho de dizer que temos como cooperados os melhores ortodontistas da região. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos planos odontológicos. 

Fone (67) 3422-3577

Baixar o aplicativo clique aqui!

Nosso site clique aqui! 

Facebook clique aqui!  

Instagran clique aqui! 

Linkedin clique aqui! 

Leia Também

CORONAVÍRUS
Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19
CORONEL SAPUCAIA
Menores são apreendidos transportando 48 kg de maconha em bicicleta
NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
ARTIGO
A fórmula contra o Coronavírus
MATO GROSSO DO SUL
Campo-grandenses são presos com 250 pacotes de cigarro em Ponta Porã
DOURADOS
Bandidos furtam mais de 3km de fios da avenida Guaicurus e Praça do Cinquentenário
Saúde e Bem-estar
J. P. Mansor oferece serviços de análises de águas e tratamentos de resíduos industriais
ECONOMIA
No primeiro dia do mês Governo libera pagamento de servidores que ganham até R$ 4 mil
PONTA PORÃ
Mulher contrata motorista de aplicativo e é presa tentando levar droga à Capital
SEM SINTOMAS
Quase metade das confirmações de coronavírus em MS já finalizou quarentena

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
COVID-19
MS tem oito confirmações de coronavírus em 24h e suspeitos chegam a 51