Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Confecom aprova Conselho e diploma para jornalistas

19 dezembro 2009 - 13h08

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) aprovou, na manhã desta quarta-feira (16/12),  em Brasília, a proposta de criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJJ) e aprovou, também, a necessidade da formação superior específica em Jornalismo (o diploma) para o exercício da profissão. Como o Conselho e a formação superior em Jornalismo foram aprovadas por mais de 80% da plenária, nos dois grupos de trabalhos - que reune sociedade civil, sociedade empresarial e poder público - as propostas - conforme a metodologia de aferição - estão aprovadas pela Confecom, não necessitando ir à plenária final.
A proposta do diploma em Jornalismo resguarda os espaços para profissionais colaboradores com outras formações, que poderão atuar na área de sua especialidade, assim como as funções atuais de nível médio.
A proposta do Conselho Federal de Jornalismo - CFJ foi aprovada no Grupo de Trabalho 11 (regulamentações, regulações) e o diploma foi aprovado no Grupo de Trabalho 13 (órgãos reguladores, classificação indicatória, regulamentações profissionais). As propostas foram aprovadas por acordo entre os três segmentos da Confecom.
"São duas grandes vitórias dos jornalistas e da sociedade brasileira. A Confecom, que reúne parte do empresariado da comunicação (TVs Bandeirante e RedeTV, as empresas de telecomunicações, pequenos jornais e revistas) reconhece a necessidade da formação superior em Jornalismo como premissa para preservação do Jornalismo de qualidade no Brasil", destacou o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel.
A 1ª Confecom tem como tema central “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e desenvolve-se baseada sobre três eixos temáticos: “Produção de conteúdo”; “Meios de distribuição”; e “Cidadania: direitos e deveres”. Além dos 1.600 delegados que saíram da fase estadual da 1ª Confecom e 130 “observadores livres” de todo o País, que se inscreveram pelo site oficial da 1ª Confecom, mais de 300 jornalistas de todo o país se credenciaram para cobrir o evento. As propostas aprovadas na 1ª Confecom serão encaminhadas ao Governo Federal para se tornarem políticas de comunicação do País.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Cinco funcionários são presas acusadas de venda e receptação de tijolos
PROTOCOLOS
Comitê de ações da UEMS publica Plano de Biossegurança Institucional
POLÍTICA
Planalto teme que quebra de sigilo repercuta na cassação de Bolsonaro
CAPITAL
Homem acusado de esfaquear a mãe e um amigo da ex-mulher é preso
REMÉDIO CONTRA MALÁRIA
França proíbe uso da hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19
PONTA PORÃ
Ambiental autua homem em R$ 15 mil por maus-tratos a animais
DATAFOLHA
Para 61% dos que viram reunião, Bolsonaro quis interferir na PF
POLÍCIA
Idosa é agredida após ter a casa invadida por morador de rua
CULTURA
CineClube UEMS terá encontros online com filmes sobre pandemia
LOTERIA
Confira os números da Mega-Sena, que paga prêmio de R$ 33 milhões

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher