Menu
Busca quinta, 21 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
FIM DE ANO

Concessionária alerta motoristas a redobrarem cuidados nas férias

29 dezembro 2015 - 12h43

A CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163, está reforçando no período de festas do fim de ano sua campanha de segurança voltada para orientação da prática de direção segura. A preocupação da equipe do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) é alertar os condutores para redobrarem a atenção nesse período do ano em que muitos motoristas sem experiência em estrada viajam a passeio.

Segundo Keller Rodrigues, gestor de Interação com o Cliente, folhetos didáticos sobre Direção Segura estarão sendo distribuídos em pontos estratégicos da rodovia, além de Bases Operacionais e Praças de Pedágio. Além disso, técnicos da Concessionária estarão atendendo aos pedidos de entrevista da Mídia, buscando disseminar mensagens de segurança aos motoristas.

“Às vezes, o motorista acha que é muito mais fácil dirigir em estrada, mas está enganado, porque em velocidade constante, parece que nada vai acontecer, mas o risco, de fato, é muito maior”, explica Keller Rodrigues. “E se houver chuva, o cuidado tem que ser redobrado, porque as pistas molhadas facilitam as derrapagens e diminuem a eficiência dos freios”,

O engenheiro destaca que é muito importante guardar distância segura em relação ao veículo que segue à frente, redobrando a atenção em curvas, evitando freadas bruscas e utilizando o farol baixo, mesmo durante o dia.

“Em pistas simples, como é o caso da maior parte da BR-163, dirigir com faróis acesos aumenta a visibilidade do veículo para os motoristas que vem em sentido contrário”, ressalta Keller Rodrigues. “e se estiver chovendo, dirigir com faróis acesos é ainda mais importante, porque “o spray provocado pelo tráfego na chuva diminui a visibilidade e os faróis acesos contribuem para minimizar essa dificuldade”.

Os técnicos do SAU também insistem em um velho e bom conselho: Em caso de dúvida, não tente ultrapassar!

“Toda ultrapassagem envolve risco e muitos motoristas acreditam que podem contar com o companheirismo do motorista do veículo que vem no sentido contrário”, diz Rodrigues. “Nem todo mundo entende o momento de risco e, muitos casos, os motoristas não saem da frente para ajudar; é quando acontece o acidente. Se não há espaço, não tente ultrapassar”.

###Cuidados preventivos
Antes de viajar, faça a manutenção preventiva do veículo verificando motor, óleo e componentes eletrônicos como pisca-pisca, lâmpada de faróis e de freios. Verifique as palhetas do limpador, lave os vidros por fora e limpe a parte interna. Nunca esqueça de completar o reservatório do esguichador de água do para-brisa. Os pneus precisam estar em bom estado e calibrados corretamente, o que aumenta a aderência ao pavimento.

Obedeça à sinalização rodoviária, respeite os limites de velocidade, fique atento ao volante, não consuma bebidas alcoólicas antes de dirigir; todos no veículos precisam utilizar cinto de segurança.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Treinadora faz balanço do período de preparação da Seleção Brasileira Feminina
ESPORTE
Treinadora faz balanço do período de preparação da Seleção Brasileira Feminina
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto estabelece diretrizes para o plano nacional de vacinação contra a Covid-19
BRASÍLIA
Câmara instala nessa quinta comissão que vai revisar leis de combate ao racismo
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Bolsonaro cumprimenta Biden e divulga carta enviada ao novo presidente
ECONOMIA
Entidades consideram acertada manutenção da Selic em 2% ao ano
EDUCAÇÃO
AGU mantém na Justiça segundo dia de provas do Enem
CRIME AMBIENTAL
Homem leva multa de R$ 10 mil por construção de rancho em área protegida
GOVERNO DO ESTADO
Mesmo com vacina, população deve seguir em alerta sobre a Covid-19
EDUCAÇÃO
Ministro dá posse a novos reitores de três universidades federais
NA CAPITAL
Prefeitura de Campo Grande corrige e toque de recolher volta às 22h

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
VILA ÍNDIO
Enfermeiro de 50 anos é primeiro vacinado contra Covid-19 em Dourados
DOURADOS
Dupla é presa após assaltar entregador em frente conveniência no Jardim Flórida