A CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163, está reforçando no período de festas do fim de ano sua campanha de segurança voltada para orientação da prática de direção segura. A preocupação da equipe do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) é alertar os condutores para redobrarem a atenção nesse período do ano em que muitos motoristas sem experiência em estrada viajam a passeio.
Segundo Keller Rodrigues, gestor de Interação com o Cliente, folhetos didáticos sobre Direção Segura estarão sendo distribuídos em pontos estratégicos da rodovia, além de Bases Operacionais e Praças de Pedágio. Além disso, técnicos da Concessionária estarão atendendo aos pedidos de entrevista da Mídia, buscando disseminar mensagens de segurança aos motoristas.
“Às vezes, o motorista acha que é muito mais fácil dirigir em estrada, mas está enganado, porque em velocidade constante, parece que nada vai acontecer, mas o risco, de fato, é muito maior”, explica Keller Rodrigues. “E se houver chuva, o cuidado tem que ser redobrado, porque as pistas molhadas facilitam as derrapagens e diminuem a eficiência dos freios”,
O engenheiro destaca que é muito importante guardar distância segura em relação ao veículo que segue à frente, redobrando a atenção em curvas, evitando freadas bruscas e utilizando o farol baixo, mesmo durante o dia.
“Em pistas simples, como é o caso da maior parte da BR-163, dirigir com faróis acesos aumenta a visibilidade do veículo para os motoristas que vem em sentido contrário”, ressalta Keller Rodrigues. “e se estiver chovendo, dirigir com faróis acesos é ainda mais importante, porque “o spray provocado pelo tráfego na chuva diminui a visibilidade e os faróis acesos contribuem para minimizar essa dificuldade”.
Os técnicos do SAU também insistem em um velho e bom conselho: Em caso de dúvida, não tente ultrapassar!
“Toda ultrapassagem envolve risco e muitos motoristas acreditam que podem contar com o companheirismo do motorista do veículo que vem no sentido contrário”, diz Rodrigues. “Nem todo mundo entende o momento de risco e, muitos casos, os motoristas não saem da frente para ajudar; é quando acontece o acidente. Se não há espaço, não tente ultrapassar”.
###Cuidados preventivos
Antes de viajar, faça a manutenção preventiva do veículo verificando motor, óleo e componentes eletrônicos como pisca-pisca, lâmpada de faróis e de freios. Verifique as palhetas do limpador, lave os vidros por fora e limpe a parte interna. Nunca esqueça de completar o reservatório do esguichador de água do para-brisa. Os pneus precisam estar em bom estado e calibrados corretamente, o que aumenta a aderência ao pavimento.
Obedeça à sinalização rodoviária, respeite os limites de velocidade, fique atento ao volante, não consuma bebidas alcoólicas antes de dirigir; todos no veículos precisam utilizar cinto de segurança.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Treinadora faz balanço do período de preparação da Seleção Brasileira Feminina
Projeto estabelece diretrizes para o plano nacional de vacinação contra a Covid-19
BRASÍLIACâmara instala nessa quinta comissão que vai revisar leis de combate ao racismo
RELAÇÕES INTERNACIONAISBolsonaro cumprimenta Biden e divulga carta enviada ao novo presidente
ECONOMIAEntidades consideram acertada manutenção da Selic em 2% ao ano
AGU mantém na Justiça segundo dia de provas do Enem

Homem leva multa de R$ 10 mil por construção de rancho em área protegida
Mesmo com vacina, população deve seguir em alerta sobre a Covid-19
EDUCAÇÃOMinistro dá posse a novos reitores de três universidades federais
NA CAPITALPrefeitura de Campo Grande corrige e toque de recolher volta às 22h
Mais Lidas

Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF

Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família

Enfermeiro de 50 anos é primeiro vacinado contra Covid-19 em Dourados
