Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Comunidade internacional presta solidariedade ao Japão

11 março 2011 - 13h06

Vários países manifestaram solidariedade ao Japão nesta sexta-feira, após o violento terremoto que atingiu o país asiático. O tremor de 8,9 graus na escala Richter provocou ainda um tsunami cobriu parte da costa nordeste do território japonês. A comunidade internacional já se mobiliza para enviar ajuda ao país – que solicitou às forças americanas em território ajuda para resgatar as vítimas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o país está pronto para ajudar o Japão e prestou condolências ao povo japonês, sobretudo aos que perderam familiares e amigos na tragédia. “A amizade e a aliança entre nossas duas nações são inquebrantáveis e só fortalecerão nossa decisão de nos manter juntos ao povo do Japão até que supere esta tragédia”, afirmou Obama.

A Grã-Bretanha se apressou em oferecer ajuda humanitária e equipes de busca e resgate de vítimas ao governo japonês. O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, expressou sua profunda consternação pelo terremoto e enviou suas condolências ao povo japonês. Hague falou à imprensa após a reunião do comitê de emergência montado para avaliar a melhor maneira de oferecer ajuda ao Japão.

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, afirmou que seu país está disposto a "prestar toda a assistência e ajuda possível ao governo japonês". Por meio de um comunicado oficial, Berlusconi manifestou "profunda comoção" ao ver as imagens do terremoto e o posterior tsunami sofrido pelo Japão. "Neste momento tão dramático, a Itália, unida ao Japão por firmes vínculos de profundos laços de amizade, mostra sua proximidade ao povo japonês", afirmou o premiê.

Na Rússia, o presidente Dmitri Medvedev expressou suas condolências e ofereceu ajuda ao primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, por meio de um telegrama. "A Rússia está disposta a oferecer ao Japão a necessária assistência para superar as sequelas da tragédia", diz o texto. O chefe do Kremlin pediu a Naoto que transmita sua solidariedade às famílias das vítimas do tremor. "Com dor na alma recebi as notícias sobre o forte terremoto e o tsunami que causaram perdas humanas e consideráveis danos", disse Medvedev.

Os dirigentes dos 27 países da União Europeia prometeram mobilizar toda a ajuda necessária para o Japão. O anúncio foi feito em um comunicado publicado após uma reunião de cúpula extraordinária em Bruxelas. "Tomamos conhecimento com grande preocupação e que um devastador terremoto atingiu nesta sexta-feira o Japão e a região pacífica", afirmam os chefes de estado e de governo. "Nós pedimos à alta representante da UE para Relações Exteriores (Catherine Ashton) e à Comissão Europeia para mobilizar toda a ajuda necessária para o Japão", acrescenta o texto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem morre após bater motocicleta na traseira de caminhonete
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
SAÚDE
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
BATAGUASSU
Ex-marido descarrega revólver contra mulher que fica em estado grave
EDUCAÇÃO
Professores desenvolvem projeto que busca integrar Escola e Universidade
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
SAÚDE
Anvisa autoriza produto à base de cannabis em projeto com a Fiocruz
POLÍCIA
Suspeito de assassinar artista plástica em Campo Grande é morto pela polícia
Governo libera R$ 2,61 bilhões para as universidades federais
AQUIDAUANA
Quadrilha especializada em abigeato é presa enquanto dividia carcaça de vaca
REGIÃO
Barbosinha ressalta trabalho de Tereza Cristina ao prestigiar entrega de títulos

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Murilo Zauith passa por reabilitação e segue internado em SP
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
DOURADOS
Criança encontrada morta apresentou problemas estomacais uma semana antes
CACHOEIRINHA
Polícia fecha ponto de distribuição de drogas e prende abastecedor