A 27ª Semana Jurídica da Unigran, organizada pelo Diretório Acadêmico 27 de Agosto, do curso de Direito, começa hoje e vai até sexta-feira, abordando o tema “História e Perspectiva de um Direito Transformador”. A abertura oficial do evento será realizada no ginásio da Unigran a partir das 19h30.
Durante o evento haverá exposição de painéis visuais e trabalhos científicos dos acadêmicos da Instituição, que estarão participando das palestras e do Concurso de Trabalhos Jurídicos. Segundo a diretora da Faculdade de Direito, professora Noemi Ferrigolo, a Semana Jurídica se tornou tradicional na cidade pela qualidade dos palestrantes e dos trabalhos apresentados durante os eventos.
“A semana acadêmica já faz parte do calendário de eventos de Dourados e repercute em toda região. São 27 anos ininterruptos de Semana Jurídica, que de certa forma já se tornou um congresso. Com uma programação preparada e abrangente, o evento propõe um momento de reflexão, não teremos apenas palestras, estamos direcionando os acadêmicos para que façam uma revisão de posicionamentos e para uma visão nova do Direito”, disse Noemi.
Os palestrantes que estarão participando do evento são conhecidos nacionalmente e internacionalmente, com trabalhos importantes realizados em diversas áreas do Direito. No primeiro dia, estará participando com a palestra “O Direito achado na rua”, o professor da UNB e Doutor em Direito pela UFMG, Alexandre Bernardino. No segundo dia pela manhã, o advogado Francisco das Chagas Lima Filho, palestrará sobre os “Direitos Indígenas à luz da Convenção 169/OIT” em um mini-curso. No período noturno o professor doutor Joanisval Brito Gonçalves, Mestre em História das Relações Internacionais e Doutorando em Relações Internacionais pela UNB, falará sobre “O Tribunal de Nuremberg e o Direito Internacional”.
Na quarta-feira pela manhã terá a continuação do mini-curso sobre os “Direitos Indígenas à Luz da Convenção 169/OIT”, e a noite o professor Gladston Mamede, doutor em Filosofia do Direito pela UFMG, palestrará sobre o tema, “Shopping Centers: relações jurídicas entre lojistas e administradora”. Na quinta-feira pela manhã, o professor Gladson Mamede realiza o mini-curso, “Sucessão Empresarial na Nova Lei de Falências”. No período noturno, após apresentação cultural, será realizada a final do Concurso de Trabalhos Jurídicos, coordenado pela professora Mestre Jussara Martins de Oliveira. Após a premiação, o professor Alberto Zacharias Toron, advogado criminalista e doutor em Direito Penal pela USP, vai falar sobre “A Prisão Provisória no Estado Democrático de Direito”.
Na quinta-feira no período matutino, o professor Jair Krewer, vai realizar um mini-curso sobre “Direito Penal e Processual Militar”, logo em seguida o professor Mestre Givaldo de Matos vai tratar sobre o tema “Conceito de Terra e as Leis Agrárias nos Códigos Jurídicos do Antigo testamento”. À noite o Juiz Federal e especialista em crimes de lavagem de dinheiro, Doutor Odilon de Oliveira, ministra palestra sobre “Crime Organizado e a Cooperação Internacional”.