Menu
Busca sábado, 08 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
NOTA TÉCNICA

Com risco de colapso do sistema de saúde, entidades se unem para pedir “fique em casa”

02 julho 2020 - 16h35Por Gizele Almeida com TJMS

O Comitê Estadual do Fórum Judiciário para a Saúde divulgou nesta quinta-feira (02), nota com pedido para a população de que cumpra as medidas recomendadas para a prevenção do coronavírus. A divulgação tem o envolvimento de 26 entidades e consta no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

O texto cita a preocupação diante do cenário do crescimento exponencial dos casos de coronavírus na capital e no Estado, com ênfase ao fato da possibilidade de insuficiência de leitos de enfermaria e de UTI’S (Unidade de Terapia Intensiva), diante da continuidade do cenário.

“Tendo em vista o aumento exponencial dos casos confirmados de Covid-19 na Capital, aliado ao progressivo aumento da taxa de ocupação de leitos COVID, sobretudo Leitos de UTI, com risco de um possível colapso do sistema da saúde se a projeção geométrica da curva permanecer nos moldes atuais, o comitê vem a público informar e alertar à população de Campo Grande e àqueles que para cá sejam transferidos, que o sistema de saúde local não tem condições de enfrentar surto elevado de COVID-19, havendo, assim, risco de colapso do sistema de saúde público e privado nesta Capital se a projeção geométrica da curva permanecer nos moldes atuais”, destaca o texto.

As medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, tais como: sair de casa somente para o que for realmente necessário e sempre fazer uso de máscara de proteção facial,  nos passeios públicos e em todos os estabelecimentos públicos e privados (comércio em geral, shoppings, bancos, repartições, bares e similares, restaurantes, igrejas, dentre outros); permanecer em suas residências durante o horário do Toque de Recolher e manter os ambientes ventilados;  observar sempre a distância segura de no mínimo 1,5m entre as pessoas, seja nas filas ou outros locais; permanecer atentos às medidas de higiene e etiqueta social  e demais medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, são enfatizadas na nota que aponta necessidade de “responsabilidade social”. 

Outras situações expostas pelas entidades é que a população se voltando para as medidas, “irá diminuir o tempo necessário de restrição dos setores sociais e econômicos, com benéficos reflexos para a saúde, a economia e a sociedade em geral”. 

Dados

O comitê reforça que o Estado atingiu o quantitativo 9.062 casos confirmados, conforme registrado no Boletim Coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul de 02/07/2020.

De acordo com o último boletim divulgado em 01/07/2020, Mato Grosso do Sul tem se mantido com índice de isolamento social preocupante de atual 37,21%, ocupando a 25ª colocação entre os Estados; já dentre as Capitais dos Estados, Campo Grande cai para a 26ª colocação no ranking com índice de isolamento de 36,5%.

O Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de 01/07/2020, registrou no município de Campo Grande, 84 pessoas internadas por COVID-19, sendo 31 em Leitos de UTI (17 públicos e 14 privados) e 53 em Leitos Clínicos (16 públicos e 37 privados).

De outro lado, conforme estudo de Predição, publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, nas primeiras três semanas do mês de junho houve aumento de 251,71% de casos confirmados, passando de 1.489 casos em 31 de maio (79º dia da epidemia), para 5.237 casos no dia 22 de junho (100º dia da epidemia). Se mantido este cenário, o estudo indica que teremos no Mato Grosso do Sul 35.770 casos no dia 31 de julho.

O estudo estima que, permanecendo esse índice de aumento no número de infectados, no dia 11 de agosto (dia 151º da Epidemia) 200 pacientes precisarão de atendimento em leitos de UTI, de modo que haverá “um possível colapso do sistema de saúde pública do Estado no mês de agosto”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOF
Quatro veículos com cigarros que vinham para Dourados são apreendidos
UEMS
Mestrado em Ensino em Saúde abre inscrições a aluno especial e vinculado
POLÍCIA
‘Vou te matar na frente do seu filho’: Homem suspeita de traição e ameaça cunhado
JUDICIÁRIO
PGR recorre da decisão de Fachin que derrubou acesso a dados da Lava Jato
CAMPO GRANDE
Namorados que morreram em acidente trocavam juras de amor pela internet
INTERNACIONAL
Avião se parte em dois durante pouso na Índia e deixa 17 mortos
CAPITAL
Fogo se alastra para terrenos vizinhos depois de queimar 80 carros
EaD/UEMS
Inscrições para seleção de professores para graduação vão até 21 de agosto
COXIM
Caminhão tomba, uma pessoa morre e outra é socorrida em estado grave
Casa da Acolhida serve café da manhã em comemoração ao Dia dos Pais

Mais Lidas

INVESTIGAÇÕES
Polícia desarticula quadrilha responsável por furtos e tentativa de homicídio em Dourados
DOURADOS
Mãe e marido de adolescente de 12 anos são autuados por estupro de vulnerável
PANDEMIA
Com mais dois óbitos confirmados, Dourados chega a 61 mortes por coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro