quinta, 27 de março de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DESENVOLVIMENTO

Com “Diálogos de Inovação”, Fiems e Senai vão discutir indústria do futuro no Estado

23 setembro 2017 - 08h30



Inspirar, mobilizar e capacitar empresários, empreendedores e a sociedade para pensar na indústria de Mato Grosso do Sul pelos próximos 20 anos. Esse é o objetivo do projeto "Diálogos de Inovação", lançado na tarde desta sexta-feira (22/09) pela Fiems e Senai durante coletiva de imprensa realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS).

Com um formato inovador, representantes da indústria do Estado e especialistas de renome nacional participarão de oito encontros para discutir inovações e tecnologias para desenvolver e elevar a indústria sul-mato-grossense à vanguarda do setor. O primeiro encontro será na próxima quarta-feira (27/09), quando, na sede da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado), a jurista Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva falará sobre PPPs (Parcerias Público-Privadas) como alternativas ao atual modelo econômico.

Após sete encontros, será apresentado o painel "MS - Indústria para o Futuro". "Os palestrantes e debatedores são pessoas que têm condições técnicas de embasar esse trabalho concebido para pensar a indústria do futuro e, no fim, esperamos ter condições de criar ações concretas e oportunidades para as empresas, em parceria com o poder público e sociedade em geral", comentou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, sobre como surgiu a iniciativa.

A cada encontro, 20 empresários do Estado serão selecionados para discutir presencialmente um tema específico com o palestrante convidado (e serão orientados a baixar um aplicativo do evento para, enquanto assistem à apresentação, possam acompanhar outras informações e fazer perguntas), enquanto outros 80 poderão interagir online. Todos os eventos serão transmitidos gratuitamente via Youtube e outras redes sociais da Fiems e Senai, e serão abertos à população em geral, porém, sem a possibilidade de interação, enquanto as palestras serão realizadas em oito diferentes locais, sempre relacionados ao tema exposto.

Responsável pela concepção e organização do evento, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, falou sobre o conceito inovador do evento em si. "Trouxemos um ambiente para favorecer essa discussão e, por meio dela, trazer para o nosso Estado a cultura da inovação", disse. "O Senai no seu dia a dia já atua com tecnologia e inovação e, por meio do contato com as indústrias e seus diversos segmentos, percebemos alguns gargalos e temas ainda muito mistificados e que, apesar de estarem presentes, ainda representam algumas barreiras que precisam ser discutidas", acrescentou.

Diálogos de Inovação

Após a palestra sobre as PPPs, a série de encontros continua com o tema "Cidades Inteligentes", apresentado pelo doutor em design e arquitetura Caio Vassão, enquanto, logo depois, a discussão será sobre "Internet das Coisas", com o mestre em business Administration Reinaldo Lorenzato. O ciclo segue com a apresentação do doutor em tecnologia alimentar Miguel Cerqueira, que falará sobre "Nanotecnologia". Em seguida, o tema "Educação" será debatido pela mestra em Instructional Desing and Media e membro da ABED (Associação Brasileira de Ensino à Distância) Cristiana Assumpção.

"Comportamento coletivo" será o tema da palestrante Martha Gabriel, mestra em Educação Executiva em Inovação e Neurociênia, e o doutor em Economia Aplicada Aristides Monteiro Neto falará sobre "Desenvolvimento Local e as Indústrias". Para encerrar a série de encontros, o evento "Webinar", no auditório da Casa da Indústria, contará com a participação online de todos os sete palestrantes e terá a intermediação do apresentador da Globo News e Canal Futura, Ronaldo Lemos, quando será apresentado o painel "MS - Indústria para o futuro" e todos os participantes poderão dar sua contribuição final.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas; veja o passo a passo

Zé Teixeira defende direitos de pessoas com transtorno de linguagem
LEGISLATIVO DE MS

Zé Teixeira defende direitos de pessoas com transtorno de linguagem

MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas
PRESERVAÇÃO

MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas

Defensoria questiona projeto que proíbe pesca artesanal em MS por cinco anos
TRAMITAÇÃO

Defensoria questiona projeto que proíbe pesca artesanal em MS por cinco anos

Inspetor Cabral questiona Projeto de Lei sobre atendimento humanizado na Saúde
DOURADOS

Inspetor Cabral questiona Projeto de Lei sobre atendimento humanizado na Saúde

INFORMAÇÃO

Sicredi Centro-Sul MS/BA lança a 21ª edição da revista Minha Cooperativa

IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra Influenza avança em MS com mais de 60% dos municípios abastecidos

PEDESTRIANISMO

Quase 700 participantes já se inscreveram para 2ª Corrida Águia da Fronteira do DOF 

COXIM

Proprietário rural é investigado por maus-tratos a animais no município

COMBATE

Tribunal de Justiça estabelece Protocolo de Atendimento às vítimas de violência doméstica

Mais Lidas

DISCRIMEN

Operação investiga crime de injúria racial feito por professora pelas redes sociais em MS 

OPORTUNIDADE

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30

TRAGÉDIA

Criança morre ao ser atingida por fogo enquanto tia queimava carrapatos de cachorro

DOURADOS

Vereador pede suspensão de obra da Câmara após irregularidades encontradas