A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, inicia o projeto piloto de coleta seletiva de material recicláveis com os moradores do BNH 3º Plano.
Aproximadamente 200 casas já receberam a caixa para separação do “lixo seco”, composto por material inorgânico como vidros, plásticos e alumínio e papel, através dos acadêmicos de Biologia da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que também colaboraram com os trabalhos de conscientização dos moradores do bairro.
Hoje uma equipe e um caminhão específicos do projeto piloto vão recolher os materiais recicláveis em cada casa. O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Mário César Tompes, explica que “neste processo há um diferencial, pois os moradores não colocarão o lixo em frente às suas casas, caberá ao gari ir buscar o lixo nas residências parara evitar que o mesmo seja revirado ou espalhado”. Os moradores que ainda não têm a caixa para separação do material vão recebê-la dia 09.
Os materiais recicláveis serão destinados a Associação de Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold), localizada na Vila Sulmat, colaborando com a geração de renda dos catadores. A reciclagem desse material, além de contribuir de maneira significante para o meio ambiente, vai possibilitar, de acordo com o secretário Mário Tompes, a ampliação da vida útil do aterro sanitário que hoje é de 20 anos, para aproximadamente 40 anos.
O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo orgânico do inorgânico para a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo, apoiar as ações que já são desenvolvidas no município.
O projeto vai funcionar por um período ainda a ser definido pela Prefeitura Municipal, depois serão estudados os resultados e se for necessário, serão feitos ajustes para expandir gradativamente o projeto para outros bairros de Dourados.