segunda, 13 de janeiro de 2025
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

CNJ oferece mais de 1.300 vagas para presos e ex-detentos

28 dezembro 2009 - 11h33

Em funcionamento há pouco mais de um mês, o Portal de Oportunidades do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) já oferece 1.314 vagas de cursos e empregos para presos e egressos do sistema carcerário. O sistema, disponível no site do CNJ (www.cnj.jus.br), oferece a empresas, órgãos públicos e entidades um espaço para ofertar as vagas, no intuito de contribuir para a reintegração social de ex-detentos. “O sistema ainda está em processo de atualização, e com a adesão dos parceiros a expectativa é de que consigamos superar as cinco mil vagas”, destaca o juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador nacional dos mutirões carcerários, Erivaldo Ribeiro.
A iniciativa faz parte da segunda etapa do projeto Começar de Novo do CNJ, lançada no início do mês passado, com o objetivo de intensificar ações e parcerias para oferecer capacitação profissional e oportunidades de trabalho a pessoas que passaram pelo sistema carcerário. Ao todo, 178 vagas de emprego estão sendo ofertadas no Portal de Oportunidades, em diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Distrito federal, Ceará, entre outros. As oportunidades abrangem áreas diversas, como vendedor de jornal, serralheiro, soldador e office-boy. A maior parte das vagas é para auxiliar de administração, auxiliar de serviços gerais e mecânico.
Além das ofertas de emprego, outras 1.204 vagas estão abertas para cursos de formação profissional, em Campinas (SP) e Cuiabá (MT). A maior parte delas se refere a capacitações em construção civil, pedreiro, carpinteiro, encanador, pintor imobiliário, eletricista predial, auxiliar administrativo e artesanato. Segundo Erivaldo Ribeiro, a partir do próximo mês começarão a ser instituídos os grupos gestores do programa nos Tribunais de Justiça de todas as unidades da federação, que ficarão responsáveis, juntamente com o Conselho da Comunidade, por fazer a seleção dos candidatos e encaminhá-los às vagas.

NOVAS VAGAS

Para cadastrar novas vagas de emprego ou cursos, empresas e instituições interessadas devem entrar no banner do projeto Começar de Novo, disponível na página principal do CNJ (www.cnj.jus.br) e acessar o sistema do programa. Para se cadastrar no portal é obrigatório informar o CNPJ. Apenas os conselhos da comunidade, os magistrados cadastrados e as instituições parceiras, que serão cadastradas pelo grupo gestor, podem ter acesso às informações disponibilizadas no site.
O CNJ também já está estabelecendo contato com todos os parceiros, que por meio de convênios se comprometeram a oferecer vagas de trabalho a ex-detentos, para incluí-las no sistema.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAGUAI

Policial com mandado de prisão em aberto é executado por pistoleiros

PEDIDO DO STF

Bolsonaro diz que e-mail já é convite formal para posse de Trump

AMAMBAI 

Homem é encontrado morto em área de vegetação na fronteira

SAÚDE

Preso na Capital, Chiquinho Brazão pede ambulância para cateterismo

NOVA LIMA

Homem envolvido em latrocínio de policial militar é morto a tiro

BRASIL

Nova fiscalização de Pix reduz chance de malha fina, diz Receita

COXIM

Trabalhador rural que morreu esmagado por trator tinha 62 anos

OPORTUNIDADE

Novo leilão da Receita tem de PlayStation 5 por R$ 100 e até diamante

DEODÁPOLIS

Homem ferido em conveniência é socorrido, mas morre em hospital

ANTÔNIO JOÃO

Prefeitura abre processo seletivo com salários de até R$ 10 mil

Mais Lidas

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente que matou jovem deve se apresentar à polícia nesta segunda

DOURADOS

Jovem morre em acidente após ser atingido por carro; motorista foge do local

POLÍCIA

Mulher é vítima de assalto e sequestro após sair de casa noturna em Dourados

BR-262

Jovem morre após capotar veículo próximo a distrito