Menu
Busca domingo, 07 de junho de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE

Você sabe como medir gordura corporal com um adipômetro?

30 março 2020 - 08h08Por Redação

Como usar adipômetro? Para realizar uma boa avaliação o procedimento é simples, porém é preciso praticar e acumular experiência para fazê-lo com agilidade e precisão.

Para começo de conversa, o adipômetro mede a espessura do tecido adiposo em diferentes partes do corpo para saber o percentual de gordura do paciente e, consequentemente, o nível de massa magra da pessoa. 

O equipamento faz a avaliação da composição corporal mas também pode medir de forma localizada — em diferentes partes do corpo. Vale ressaltar que o adipômetro trabalha no cálculo do percentual de gordura, que é uma avaliação mais exata do que o índice de Massa Corporal (IMC). 

Para adquirir experiência, é preciso treinar. Seja com voluntários, amigos, procure profissionais mais experientes, talvez uma parceria com academias ou clubes esportivos. Pessoas com perfis diferentes vão promover um aprendizado mais amplo e corte as unhas para não machucar ninguém.

É importante conhecer o equipamento e ter ciência de sua necessidade. Entender se o seu uso pede o adipômetro clínico, técnica mais rápida e sem risco de avaliação errônea, ou o científico mais específico, preciso e trabalhoso. 

A seguir, um passo a passo do procedimento.

Conheça as fórmulas

São muitas fórmulas possíveis, mas cada uma delas atende a um público específico, entre homens, mulheres e crianças. Conheça o público alvo e as principais fórmulas como Jackson & Pollock (1978), Faulkner (1968), Jackson, Pollock e Ward (1980), Slaughter (1988) e Westrate e Dreusber (1989). Depois de dominar as técnicas, é possível desenvolver sua própria metodologia.

Prepare seu paciente

É necessário evitar exercícios físicos nas 12 horas anteriores, não passar hidratantes, óleos, loções, nem nada que deixe a pele escorregadia, não consumir álcool por 24 horas, manter uma alimentação regular (e sem excessos) nos dias anteriores e as mulheres devem evitar o período pré-menstrual.

Instrua seus pacientes a levar uma roupa adequada. Para mulheres é recomendado um biquíni ou shorts e top. Para homens, uma bermuda ou sunga. É importante que médico e paciente fiquem à vontade, sem constrangimentos.

Avalie a técnica utilizada

Antes de tudo, os ponteiros devem indicar a marca de zero, identifique cada local antes de pinçá-lo, apenas os dedos indicador e polegar devem manusear a pinça. O adipômetro vai na mão direita e a dobra na mão esquerda.

A medida deve durar alguns segundos. Nela, as hastes devem estar perpendiculares à dobra e alguns segundos são suficientes.
Por fim, atenção para não pegar massa muscular, a pessoa pode reclamar de dor e com a experiência fica mais fácil notar o ponto em que a gordura “solta”.

Entenda os protocolos

Para saber quais dobras medir, entre a subescapular, triciptal, suprailíaca, axilar média, peitoral, biciptal, abdominal, coxa e panturrilha medial, basta seguir os protocolos tradicionais como Jackson & Pollock.

No entanto, o profissional deve buscar entender qual a forma que promove uma avaliação total sobre o paciente. Pode ser mais do que é proposto pelos protocolos tradicionais.

Importante ressaltar que a medida serve para um tratamento. Assim, o que funcionar melhor para o profissional e o paciente é o que deve ser seguido.

Reavalie a medida

Para ter certeza do êxito de sua avaliação, normalmente se sugere reavaliar a medida três vezes diferentes e então fazer a média. 

Com o tempo, muitos profissionais acabam desenvolvendo sua metodologia própria, alguns com três medidas e outros com apenas uma. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Filho de Flávio Migliaccio desabafa sobre morte do pai
CLIMA
Em sábado frio, temperatura não passou dos 20°C em Dourados
COM PREMIAÇÃO
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul selecionará 150 projetos
MEIO AMBIENTE
Prevenção e combate a incêndios florestais em MS envolverá setor público e privado
SIDROLÂNDIA
Homem que estava desaparecido é encontrado morto sem as orelhas em açude
BRASIL
Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão morre por Covid-19
BRASIL
Estudo defende aprimoramento de norma que avalia endividamento público
CAPITAL
Vítima salta de porta-malas com carro em movimento para fugir de bandidos
BRASIL
Bolsonaro defende divulgação atrasada e parcial de dados
SAÚDE
CCZ notifica seis pessoas para limpar quintal neste sábado, em Dourados

Mais Lidas

PANDEMIA
Dourados bate novo recorde e se aproxima de 500 casos de coronavírus
DOURADOS
Suspeito de apontar arma na cabeça de motoboy para roubar veículo é apreendido
DOURADOS
Polícia descobre central que abastecia “bocas de fumo” e prende traficante
PANDEMIA
“Há projeções de que o pior está por vir”, diz secretário após apresentar números da Covid